LONDRES, INGLATERRA (UOL/FOLHAPRESS) - A CBF anunciou na tarde desta sexta-feira (22) um acordo de cooperação com o ICSS (Centro Internacional de Segurança Esportiva) para promover a integridade no futebol.

A parceria prevê uma série de ações para combater crimes no futebol, como racismo e manipulação de resultados. A assinatura do acordo ocorreu em evento em Wembley, em Londres (Inglaterra), com a participação do presidente Ednaldo Rodrigues.

Com a parceria, a ideia é que as duas entidades trabalhem juntas para reforçar a integridade do esporte. O ICSS fica sediado em Doha e é uma organização global, independente e sem fins lucrativos.

O ICSS já trabalha com organizações importantes globalmente, como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), o Conselho de Europa e o Banco Mundial

"A CBF adota as mesmas medidas implementadas pelas principais organizações esportivas do mundo para a proteção da integridade do esporte e estamos estruturando, com ajuda da FIFA e da CONMEBOL, uma série de iniciativas próprias para combater a manipulação de resultados. Estamos construindo um ecossistema para que instituições como o ICSS e a Aliança Global de Integridade Esportiva (SIGA), empresas de monitoramento como Sportadar, Statsperform e Genius, e uma Força-Tarefa de Investigação privada possam trabalhar em conjunto com a CBF, a CONMEBOL e a FIFA para apoiar as autoridades públicas na sua missão de processar criminosos que atuam na manipulação de resultados esportivos. Nosso objetivo é garantir recursos suficientes para fazer o maior investimento no mundo que uma organização esportiva já fez para proteger a integridade, consolidando o papel da CBF como incubadora de boas práticas nesta área", afirma Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

"Quando a CBF nos contou sobre seus planos de posicionar o Brasil como uma referência internacional no campo da integridade, entendemos que havia uma oportunidade de pôr em prática todos os conhecimentos e instrumentos que desenvolvemos nos últimos 12 ano. Em conjunto com a CBF, decidimos assinar nosso acordo aqui em Wembley, um dos lugares mais simbólicos do futebol no mundo, para destacar a dimensão global da nossa iniciativa e dos problemas que queremos enfrentar", diz Mohammed Hanzab, presidente do ICSS.

CBF ANUNCIA RENOVAÇÃO DE PATROCINADOR

A CBF anunciou a renovação de contrato com a empresa farmacêutica CIMED, que patrocina a seleção desde 2015.

"Temos a honra de anunciar a renovação com a CIMED, que tem andado sempre passo a passo com a instituição. Este contrato que nesta sexta-feira (22) está sendo renovado, vai muito além ainda do que já havia. Vai diretamente em uma área social, com um aporte de 1 milhões de reais destinados diretamente na aquisição de medicamentos que possam ser colocados à disposição de ações sociais em todo Brasil, para a saúde de muitos que não têm condição econômica. Passo muito importante para combater as desigualdades que existem no nosso país", afirma Rodrigues.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!