SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - As oitavas de final da Copa Africana de Nações começam neste sábado (3) e terão a presença de uma seleção que nem sequer venceu um jogo na primeira fase: a Tanzânia, que vai enfrentar Marrocos, dono da casa, neste domingo (4).
O regulamento da competição é parecido com o do novo formato da Copa do Mundo e mostra que é possível que o Mundial do ano que vem tenha um país no mata-mata mesmo que ele não vença nenhuma partida.
O QUE MOSTRA A COPA AFRICANA?
Quatro dos seis terceiros colocados se classificaram para as oitavas da Copa Africana de Nações. Isso significa que 66,67% dos terceiros colocados garantiram vaga no mata-mata, como prevê o regulamento.
Das seleções que avançaram como melhores terceiras, só a Tanzânia não venceu. A equipe empatou com Uganda e Tunísia (ambos por 1 a 1) e perdeu para a Nigéria por 2 a 1. Com dois pontos, ficou atrás de nigerianos e tunisianos no grupo, mas avançou como a quarta melhor terceira posicionada.
Se não fosse a Tanzânia, a vaga poderia ficar com outras duas seleções que também não venceram. Angola e Comores ficaram em terceiro em suas chaves com os mesmos dois pontos dos tanzanianos, mas levaram a pior nos critérios de desempate.
A Copa do Mundo terá a mesma porcentagem de seleções que ficarem em terceiro avançando (66,67%). No Mundial, oito dos 12 terceiros colocados vão avançar à segunda fase ?a primeira do mata-mata.
A mudança aconteceu justamente por causa do aumento de participantes na Copa. Antes, no formato com 32 seleções, apenas as duas primeiras de cada chave avançavam para o mata-mata. Agora, serão as duas melhores de cada agrupamento e as oito melhores terceiras.
*
OITAVAS DA COPA AFRICANA DE NAÇÕES
Sábado (3/1)
13h - Senegal x Sudão
16h - Mali x Tunísia
Domingo (4/1)
13h - Marrocos x Tanzânia
16h - África do Sul x Camarões
Domingo (5/1)
13h - Egito x Benin
16h - Nigéria x Moçambique
Segunda-feira (6/1)
13h - Argélia x RD Congo
16h - Costa do Marfim x Burkina Faso