Uniforme verde e amarelo Empresas adotam o uniforme verde-amarelo e caem no gosto do popular

Renata Cristina
Colabora??o
junho/2006

Para os brasileiros, at? o trabalho durante a Copa do Mundo ? motivo de festa. Foi pensando nessa atmosfera verde-amarela, que a equipe deste sal?o de beleza (foto ao lado) inovou o "look" e adotou o "uniforme da Copa". "Criei o avental com a bandeira e o lencinho deitada na minha cama.

As clientes adoraram a id?ia e sempre nos elogiam", diz a propriet?ria do sal?o Gilv?nia Sampaio. E a iniciativa caiu mesmo no gosto da clientela. A frequentadora do sal?o, Joelma Pessoa, aprovou o uniforme. "Achei muito criativo e diferente, ainda mais depois do resultado do jogo Brasil e Jap?o", comenta.

Se para as clientes, o novo visual surpreende, para Gilv?nia ele ? a cara de sua equipe . "Esse clima de festa, de uni?o, s? ? poss?vel com a colabora??o de todas as funcion?rias. Somos um time", comemora. Segundo ela, em todas as datas especiais, a sua loja est? de "cara nova". "H? seis anos trabalho com o sal?o e esta ? uma maneira de sair da rotina, renovar o local para as clientes e funcion?rias".

Desde o Natal de 2005, os funcion?rios desta loja (foto abaixo) tamb?m adotoram o "uniforme Copa". "Optamos pelo uniforme para dar sorte ao Brasil j? na passagem do ano", diz a caixa Priscila Pacheco (foto abaixo). Al?m da camisa, as funcion?rias da loja aproveitam para caprichar no visual. "Em dias de jogo, pintamos as unhas de verde-amarelo e fazemos uma maquiagem especial", revela a vendedora Lesli? Gon?alves (foto abaixo).

Para a companheira de trabalho, C?ndida Lucas (foto ao lado), essa ? uma forma de "economizar roupas e estar na moda, al?m de criar um esp?rito de uni?o entre o grupo".

Outra vantagem do uniforme apontada pela amiga Carolina Moraes (foto ao lado) ? o aumento nas vendas em artigos com o tema. "J? aconteceu de pedirem para comprar a nossa camisa", conta.

O visual fez sucesso, ainda, com os funcion?rios de uma loja de gen?ros aliment?cios (foto abaixo). O gerente, Luiz Ant?nio, acredita que os bon?s e camisas deixam o ambiente de trabalho mais descontra?do e, inclusive, diverte os clientes. "Vale a pena incrementar os uniformes em dias de Copa, afinal eles chamam a aten??o para as vendas", garante.

De acordo com a gerente de relacionamento de mercado de uma empresa no ramo de sa?de, em Juiz de Fora, Mara L?cia Ferreira, a op??o pelo uniforme da Copa foi uma alternativa para envolver seus funcion?rios com o campeonato . "Trabalhamos em um contexto triste, de doen?as, ent?o temos que criar estrat?gias para contagiar as pessoas com a emo??o da Copa".

A vendedora de uma loja de telefonia, Marcela Frossard, est? feliz com a iniciativa do patr?o. "? bom dar uma variada e aproveitar o ritmo da Copa para sair do lugar comum".