Volta ?s aulas em grande estilo Produtos licenciados s?o tend?ncia para 2009

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
22/01/2009

H? menos de um m?s do in?cio do ano letivo, as papelarias da cidade comemoram a grande procura por mochilas e merendeiras. A tend?ncia de 2009 s?o as marcas licenciadas, e os modelos trazem os personagens preferidos da garotada. Entre as meninas, os mais procurados s?o os da Barbie, com destaque especial para a linha Castelo de Diamantes. J? os meninos preferem estampas de desenho animado, como os her?is Ben 10 e Naruto. Os carros Hot Wheels tamb?m est?o em alta.

Foto Fernando Sasso De acordo com o gerente de uma papelaria, Fernando Sasso (foto ao lado), no per?odo que antecede a volta ?s aulas, a venda de mochilas e merendeiras dobrou em rela??o ao mesmo per?odo em 2008. "Cada vez mais, os pais d?o a oportunidade aos filhos de escolher o material escolar. Isso gera o aumento de vendas, porque as crian?as geralmente escolhem o que acham mais bonito e, muitas vezes, s?o os produtos de maior valor agregado", explica.

Segundo ele, as empresas est?o investindo em marcas licenciadas para aumentar o mix de produtos. "Hoje voc? encontra todo tipo de material customizado com os personagens da moda. At? mesmo a cola branca ou em bast?o, que ? um item comum na lista de material. Com isso, as empresas atendem a todos os nichos de mercado."

Foto Heloiza Pires A vendedora Heloiza Pires (foto ao lado) tamb?m acredita que a companhia dos filhos pode gerar uma despesa maior. "Quando os pais v?m sozinhos, compram o que est? na lista e procuram sempre o menor pre?o. Com os filhos, fica dif?cil economizar. As crian?as querem os personagens da moda, que s?o mais caros", afirma.

Foto Gracinda Ribeiro Entre as mochilas, os modelos mais procurados s?o os que t?m al?as e rodinhas, segundo a vendedora Gracinda Rosa Ribeiro (foto ao lado), "os pais preferem esse tipo porque os filhos podem usar de dois jeitos. Al?m disso, o pre?o n?o ? t?o alto como o da mochila com rodinhas tradicional, que ? parecida com uma mala", garante.

Para os pais, um al?vio: no mercado, h? uma grande diversidade de modelos com os personagens preferidos da garotada. Como os pre?os variam de acordo com o tamanho e com o material, ? poss?vel encontrar op?es da moda para todos os bolsos.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF