T?nis De origem francesa, o esporte tem crescido em Juiz de Fora mas ainda ? elitizado e muito caro para formar bons profissionais no Brasil

Thiago Werneck
Rep?rter
04/01/2008

Se voc? acha que slice, smash, top spin, backhand, forhand e lob s?o apenas simples palavras estrangeiras, precisa saber mais sobre t?nis. Cada um desses termos representam um tipo de jogada do esporte que tem suas origens na Fran?a, originado da antiga modalidade jeu de paume (jogo da palma), onde ao inv?s de raquete os praticantes usavam a palma da m?o para bater na bola.

Quem v? de fora acha que ? f?cil: ? s? rebater a bola de uma lado da quadra para o outro e o m?ximo que tenista tem que fazer ? bater com a raquete na bolinha. Mas quem pratica garante: essa ? uma das modalidades mais dif?ceis do esporte. "A posi??o da raquete, do cotovelo, do joelho, dos p?s tudo tem que ser feito com perfei??o. ? um conjunto de detalhes, no qual um erro, atrapalha todo o resultado da jogada", diz o amante e campe?o do t?nis Maur?cio de Miranda Teixeira (foto abaixo, com suas medalhas).

Segundo ele, os tenistas devem seguir tr?s fundamentos b?sicos, que existem desde que esporte foi criado: ter concentra??o, sempre ficar de olho na bola e fazer a jogada com a cabe?a da raquete para cima. Para quem n?o entende das regras do esporte o primeiro desafio ? saber como se estabelece a pontua??o.

Os jogos masculinos de torneios mais importantes s?o disputados em melhor de cinco sets. Os femininos e os campeonatos menores em melhor de tr?s sets. Ganha o set o tenista que tiver seis games, cada um deles vencido pelo tenista que fizer quatro pontos, abrindo dois de vantagem.

Grupo caminhando no bairro Grama Grupo caminhando no bairro Grama Grupo caminhando no bairro Grama

N?o ? t?o simples assim. O tenista que faz o primeiro ponto, na verdade, fica com 15, o segundo vai para 30, no terceiro para 40, se fizer o quarto vence o game sem ter uma pontua??o registrada. Caso o game fique empatado em 40 a 40, ganha aquele que faz duas jogadas vencedoras seguidas. A primeira ? conhecida como vantagem ou break, set ou macht point (depende a situa??o).

A din?mica do jogo tamb?m ? interessante. A cada game, apenas um tenista tem direto ao saque, que ? o fundamento que define como o ponto vai ser jogado. A "obriga??o" dos jogadores ? a de ganhar o game em que estiver sacando, ou seja, confirmar seu servi?o. E o maior objetivo durante a partida ? vencer o duelo no game em que est? apenas recebendo os saques, ou seja, quebrar o servi?o do advers?rio.

Leonardo Bonoto se preparando para o trekking Caso o set fique empatado em 6 a 6, os tenistas disputam o chamado tie brake. Nesse game, os pontos s?o contados um a um e aquele que fizer sete, com dois pontos de vantagem ? vencedor do set. Nesse, caso um dos tenistas saca no primeiro ponto e depois eles se revezam, cada um saca dois pontos at? finalizar o game. O atleta que consegue fazer o ponto no saque do advers?rio conquista o chamado mini-break.

Especialistas garantem que o saque ?, atualmente, o fundamento decisivo para as partidas. "Quem tem uma pot?ncia boa no servi?o, leva uma ?tima vantagem nas partidas", diz Maur?cio. No saque, a bola deve partir da raquete para um ret?ngulo reduzido da quadra do advers?rio, no lado inverso ao que est? o sacador. ? comum que a bola saia fora dessa marca, ou fique na rede. Em caso de um erro, o tenista pode repetir o saque, mas se falha mais uma vez o ponto vai para o advers?rio.

T?nis no Mundo

Os melhores tenistas do Mundo est?o na Europa, Estados Unidos e Austr?lia. S?o nesses locais que, a cada ano, acontecem quatro maiores torneios do t?nis. Campeonatos milion?rios, que valem maior pontua??o no ranking e que re?nem os melhores tenistas do mundo. S?o os chamados de Grand Slam: Aberto da Austr?lia, US Open, Aberto de Wiblendon e Roland Garros, na Fran?a.

Atr?s dos Grand's Slam's est?o os nove master series, tamb?m disputados anualmente. A premia??o ? menor, mas a maioria dos grandes tenistas jogam esses torneios. Em terceiros plano ficam as outras competi?es espalhadas pelo mundo e que dificilmente re?nem a maioria dos melhores tenistas ranqueados.

T?nis em Juiz de Fora

Para Maur?cio, o t?nis ? uma modalidade que tem crescido na cidade, mas a possibilidade de revelar grandes atletas ? pequena. "Fora as quadras particulares, temos mais de 30 em Juiz de Fora. A procura pelo esporte cresce, mas o alto rendimento s? consegue quem tem dinheiro e pode se dedicar exclusivamente ao esporte", avalia.

Grupo caminhando no bairro Grama Quem se interessou pelo t?nis pode mesmo preparar o bolso se estiver pensando em pratic?-lo. Al?m do alto pre?o da raquete, as aulas mensais tamb?m t?m um custo mais elitizado. "Para ser profissional o gasto ? muito maior, a dedica??o tem que ser exclusiva e ? preciso muito treinamento, porque o t?nis ? um esporte muito caro. O Pete Sampras (considerado um dos melhores tenistas de todos os tempos) tinha uma equipe de 16 profissionais para se preparar", conta.

Segundo Maur?cio, o t?nis come?ou a ser praticado em Juiz de Fora no final da d?cada de 1910. Ele conta que em relato de Jos? Proc?pio Teixeira Filho, em seu livro ?Retalhos do Passado?, editado em 1966, h? a indica??o de que as primeiras quadras de t?nis da cidade foram constru?das no Granbery e na F?brica Industrial Mineira.

"Mas o desenvolvimento do t?nis na cidade s? aconteceu a todo vapor na d?cada de 30. Foi depois de ser inaugurado, em 1927, o Clube Dom Pedro II com, na ?poca cinco quadras oficiais. De l? para c? j? tivemos tenistas excelentes por aqui. Em n?vel estadual, ganh?vamos muitos torneios", recorda Maur?cio, que tem v?rios t?tulos no t?nis, inclusive campe?o mineiro.

Grupo caminhando no bairro Grama Grupo caminhando no bairro Grama Grupo caminhando no bairro Grama

Na opini?o dele, Paulo Henriques foi o maior tenista que Juiz de Fora j? teve. "Ele era muito bom, ele foi chamado para treinar no Rio de Janeiro, mas preferiu concluir seu curso de engenharia, ? largar tudo por causa do t?nis. Teve um jogo em que ele derrotou o tenista que, logo em seguida, representou o Brasil na Copa Davis. Isso mostra o alto n?vel dele".

O t?nis em Juiz de Fora ? praticado mais em clubes e academias. Os torneios abertos chegam a reunir 150 competidores no Clube Dom Pedro II. A cidade tem uma lista dos top ten do t?nis e entre eles est?o: Thiago Aguiar, Felipe Mian, Fernando Miranda, H?lio Costa e Hugo Scheffer.