F?rum: O futuro do futebol de Juiz de Fora

Para participar, envie um email para redacao@acessa.com

Qual a sa?da para o futebol de Juiz de Fora? O apoio ao Tupi? A reativa??o dos outros dois clubes? Ou a uni?o dos tr?s? Responda a essas perguntas e d? sua opini?o no f?rum deste m?s. Ser? que agora, com a boa campanha do Tupi a situa??o vai melhorar? Ou ? mais um fogo de palha e n?o podemos contar com anos mais produtivos no futebol da cidade nos pr?ximos anos? Envie seu coment?rio. Logo que for recebido por nossa equipe ser? colocado no ar, nesta se??o. Para participar, envie um email para redacao@acessa.com.

Falar de futebol. Antes porem ter?amos de falar de economia. Sim economia. Economia de Juiz de Fora .Pois Juiz de Fora n?o tem grandes empresas para manter financeiramente um time de futebol que pudesse disputar por exemplo um campeonato da s?rie A ou B. Quanto mais dois ou tr?s times .N?o ? s? torcida que manteria este time, precisaria das grandes empresas! Sou Tupi doente , mas gostaria de ver o Sport, Tupinamb?s, Bonsucesso ou outros times disputando os campeonatos. Seria bom para o futebol de Juiz de Fora, e acredito que para os pr?prios times. Enquanto isto continuamos torcendo na s?rie A ou B , Copa do Brasil e outros, pelos time do Rio ou BH. No aspecto FUTEBOL , continuamos sendo prov?ncia do Rio e BH. Quando as grandes empresas v?o acreditar na economia de Juiz de Fora, e nos times? Vai GALO-Carij?, Muda isto! Mostra pro pa?s o que os pol?ticos desta cidade n?o conseguiram mostrar. Um abra?o a todos torcedores

?ureo Nasser, Serra-ES

Concordo, em parte, com a opini?o do leitor ?ureo. Economia ? quase tudo. Uberl?ndia tem uma renda muito superior a de Juiz de Fora e n?o tem uma equipe ? altura. Em compensa??o, tem uma bela equipe de basquetebol. Em S?o Paulo, Ribeir?o Preto, uma das maiores rendas per capita do pa?s, luta pra dar sobrevida ao Botafogo e ao quase morto Comercial. Al?m da economia, a voca??o tamb?m tem peso. E a? entra o aspecto cultural: Juiz de Fora ? ou n?o ?prov?ncia? de Rio ou BH? Moro no Rio h? 30 anos e ? sempre a mesma hist?ria: ?cariocas do brejo?, ?litoral de Minas?... A telespectador se indigna quando a TV transmite, aos domingos, uma partida de um time de BH em detrimento de alguma partida de um clube carioca. Certo mesmo est? o Sport, que faz, atualmente, um bom trabalho nas categorias de base (infantil, juvenil e j?nior). Enquanto algo de mais concreto n?o acontece, a sa?da ? colocar a cerveja na geladeira e aturar a pr?xima partida na TV.

Carlos Augusto, Rio de Janeiro-RJ

Eu diria tamb?m que PRIMEIRO a cidade tem de encontrar sua identidade ! Suas empresas e todos os segmentos passarem a acreditar nela. Investir nela e por a? afora. O problema ? a cerveja, a TV e o problema psicologico da maresia. A torcida do Tupi ou da cidade, apesar de "m?o de vaca", dinheiro a? ? duro ! ... mostrou no ano em que o clube foi campe?o, subindo para a primeira divisao, que comparece. Colocou no estadio 20 mil pessoas, TODAS TORCENDO pelo TUPI.

O que falta ? vis?o geral. Veja esse ano! Socorreram de ?ltima hora, com um grupo de empresas, mas subestimaram as demais equipes. Era para se montar um time mais objetivo, com um firme proposito de subir REALMENTE. Enquanto isso, cidades como Minas Novas, Andradas, Patos de Minas, Itabira e a propria Uberaba, conseguiram recursos e montaram equipes COMO SEMPRE FAZEM, no mesmo nivel ou at? superior. E isso acontece ate na propria regiao. Equipes de cidades sem a menor condi?ao de competir com JF, montaram sempre seus times que muitas vezes DETONARAM o Tupi. Caso do Ribeiro Junqueira, Ideal, Ipiranga etc.....

Eu acho que falta competencia, bairrismo, identidade e de certa forma, sobra, provincianismo, dependencia, capacidade, vis?o, brio etc. Pelo menos ? o que tenho sentindo nesses meus 59 anos. N?o vejo solu?ao enquanto nao se fizer fisicamente uma estrada em linha reta que ligue a cidade ao estado de Sao Paulo, o mesmo ocorrendo no aspecto empresarial e mental. Confesso estou cansado e decepcionado! Mas aguardem! A imprensa tempos atr?s, anunciou e mostrou o projeto do estadio coberto, ou no estilo do Atletico Paranaense. Obras de del?rios alucinantes e de uma imprensa que se deixa levar.

Quanto ao Sport, tambem nao vai a lugar algum dessa forma. O Tupi seria a incompetencia administrativa, o Sport quando ousou voltar recentemente, mesmo sendo considerada a agremia?ao "p? no ch?o" nao encontrou respaldo de prefeitura nem de empresas. Pobre JF do meu cora??o!

Eurico Moura, Maring?-PR

Leia os coment?rios do f?rum anterior, sobre a paix?o juizforana por clubes cariocas

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!