• Assinantes
  • Autenticação

  • Clique aqui para tirar o seu amigo oculto

    *Colaboração: Renata Silva
    Edição: Ludmila Gusman
    Designer: Cledson Lopes
    Dezembro/2004

    Foto Arquivo Pessoal Há 20 anos o casal, Maria Luiza e Daniel Ribeiro (foto ao lado), festeja o Natal de um jeito bem tradicional. Ceia, familiares, orações e amigo oculto fazem parte do ritual que se repete a cada ano.

    Na verdade, o Natal sempre foi celebrado por eles, mas o sorteio do amigo secreto veio acontecer com o aumento da família. "São em média 30 pessoas e não tem como presentear todo mundo", relata a filha do casal, Elvira, 23.

    Segundo ela, ao mesmo tempo que o amigo oculto serve de economia, ele é um elemento de união entre parentes que há muito tempo não se veêm. "Fazemos um lanche na casa da minha avó para sortear os papéis. Depois, tios e primos tentam descobrir os presentes ideais para cada um. São vários telefonemas. Somente no almoço do dia 25 de dezembro é que entregamos os presentes, mas até esse dia já tivemos vários contatos", explica.

    Assim também acontece com a família (foto abaixo) de Adriana Dutra, que se prepara com ansiedade para a festa. "Enfeitamos toda a casa com luzes, árvore e outros objetos para deixar o ambiente bem alegre e bonito", diz. O sorteio do amigo oculto é feito no ano anterior, já que alguns parentes não são de Juiz de Fora. No dia 24, eles organizam uma ceia com direito a Papai Noel , que distribui balas e doces para toda a rua.

    Foto Arquivo Pessoal Foto Arquivo Pessoal Foto Arquivo Pessoal

    A importância identificada por Adriana para anos de festa está na declaração: "Vejo nesta celebração uma oportunidade de união da família, onde as pessoas estão mais sensíveis, alegres e descontraídas".

    E é assim com muitas famílias. Na época de Natal, a ansiedade é grande para a troca de presentes e para revelação do amigo-oculto. E, para dar uma ajudinha, a equipe do Portal ACESSA.com disponibiliza um programa feito especialmente para que a sua família faça o sorteio. Assim, mesmo se todo mundo estiver longe é possível organizar o amigo oculto, sem problemas...

    Sugestões de amigo-oculto, escolha uma delas e divirta-se

    Tradicional
    Coloque em um papel o nome de todos os participantes do Amigo Oculto. Recorte em pedaços e faça o sorteio. Fique atento para que nenhuma pessoa retire o próprio nome.
    A partir daí, cada um mantém em segredo o seu amigo e tenta descobrir qual presente ele gostaria de ganhar. No dia da entrega, cada um descreve as características pessoais do soretado para que o grupo adivinhe.

    Anjo-oculto
    O sorteio é feito como no amigo oculto tradicional, porém os presentes são diferentes. No anjo oculto, as pessoas enviam mensagens, cartões, cartas e pequenas lembranças para os seus amigos. Eles trabalham como anjos em um determinado espaço de tempo, que pode variar de dias a semanas. Ao final, faz-se uma reunião para revelar o anjo oculto e confraternizar o grupo.

    Troca-troca
    Combine com os amigos uma reunião, onde cada um deve levar um presente embrulhado. Coloque o nome dos participantes em uma caixa e sorteie. O primeiro sorteado deve se dirigir ao monte de presentes e escolher um. Os outros sorteados terão a chance de pegar o presente e trocar com o primeiro, caso não gostem do seu. Dessa forma, haverá uma "disputa" para ver quem vai ficar com o melhor presente.

    Inimigo-oculto
    Sorteie as pessoas como no amigo oculto tradicional. A única diferença é que você terá que "sacanear" quem você tirou. Para isso, o seu presente deve ser algo bem exótico, que não irá agradar o seu sorteado. Vale ressaltar que para esse tipo de brincadeira é preciso um pouco mais de intimidade entre os participantes.

    Amigo instantâneo
    Combine com os amigos para comprar presentes unissex e reúna o grupo. Sorteie os papéis e descubra seu amigo. A única diferença é que aqui você revela e entrega os embrulhos na mesma hora.

    Depois de escolher como será a brincadeira,
    é a vez de sortear seu amigo-oculto! Clique aqui!

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720