Velas que iluminam e enfeitam sua mesa A criatividade faz do simbolismo do Natal uma forma de ganhar dinheiro e enfeitar a casa com peças delicadas e coloridas


Colaboração: Marinella Souza
Edição: Ludmila Gusman
Designer: Laura Martins Ferreira
Novembro/2007

Vários são os símbolos utilizados para a festa que celebra o Natal, entre eles estão a bola, a árvore de natal e a vela, cada um com seu significado no contexto natalino. A vela representa a proximidade da data e, inicialmente, era utilizada na Coroa do Advento.

Formada com ramos naturais, amarrados com fitas vermelhas, a Coroa do Advento possui quatro velas a serem acesas uma a uma nos quatro domingos que antecedem o Natal. O número cada vez maior indica a proximidade da vinda de Jesus, a Luz do mundo.

Hoje, no entanto, esse simbolismo toma ares de decoração e as velas são cada vez mais utilizadas nas decorações natalinas em formatos e cores variados. Segundo a artesã, Lady Cardoso (foto abaixo), nessa época do ano, as mais pedidas são aquelas nas cores vermelha, verde, branca e dourada.

Procuradas o ano todo
Mas, Lady garante que as velas são muito procuradas durante todo o ano, embora as festas de fim de ano contribuam para uma procura maior. "As pessoas buscam muito as velas para dar de lembrança a amigos em datas especiais e mesmo para enfeitar da própria casa. Com o Natal, elas querem preparar a casa e as velas surgem com uma opção bonita e barata", comemora a artesã.

Foto de Lady Cardoso Fabricando as velas há quatro anos, Lady conta que essa foi uma opção encontrada para solucionar problemas financeiros e que agora a produção de velas tornou-se essencial. "Eu estava com dificuldades para arrumar emprego e resolvi fazer o curso. Essa parecia a solução dos meus problemas, hoje, posso tirar meu sustento das velas e nesse processo encontro enorme prazer", conta Lady.

Para a dona de casa, Lívia Maria da Silva, as velas são fundamentais na decoração de Natal. "Com as velas a casa fica mais bonita. Ainda mais agora que elas aparecem com formatos variados e cada vez mais bonitos", diz.

Foto de velas coloridas em formato de sapinho Foto de velas coloridas em formato de bolinhas Foto de velas em formato de vasos

Foto de velas coloridas em formato de sapinho Foto de velas coloridas em formato de bolinhas Foto de velas em formato de vasos

Se para a religião cada vela acesa representa uma mensagem-Luz colhida na Palavra de Deus, a julgar pela procura nas lojas do ramo, os lares juizforanos estarão bastante iluminados até o Natal.

Foto de velas coloridas em formato de sapinho Foto de velas coloridas em formato de bolinhas Foto de velas em formato de vasos

Segundo Lady, a procura cresceu muito desde o início desse mês. "As pessoas têm mostrado bastante interesse nas velas, principalmente como forma de presentear as pessoas queridas". Fica a dica para quem está confuso em relação aos presentes de Natal!


Conteúdo Recomendado