• Assinantes
  • Autenticação
  • Especial Fim de Ano 2008

    Árvores de Natal são mais do que simples enfeites Em diversos tamanhos e até em cores diferentes, a árvore de Natal é um símbolo que não pode faltar em toda decoração natalina que se preze

    Marinella Souza
    *Colaboração
    12/12/2008

    Segundo o padre José Domício, o primeiro relato do uso de árvores durante o Natal vem da Europa, no século XVII. "O pinheiro é uma árvore que permanece verde, mesmo diante da neve", explica. Quatro séculos depois, ela ainda é usada como ícone nos lares durante o período que antecede a festa natalina.

    Apesar de ser uma tradição reconhecida, o empresário Francisco Vieira Jr. comenta que a procura caiu um pouco. "Acho que as pessoas estão dando uma segurada por causa da crise." Segundo Francisco, ainda há uma procura boa, mas nos outros anos era maior.

    O padre José lamenta que a tradição esteja sendo quebrada, porque montar uma árvore de Natal é uma maneira de agradecer a vinda de Jesus Cristo. "É um símbolo que está presente em todos os países, mesmo naqueles em que não há neve. É uma maneira de acolher Jesus", diz.

    Segundo o padre, a grande mensagem que a árvore de Natal deve passar é a de que devemos ser como o pinheiro, mantendo-nos vivos apesar das dificuldades. Francisco espera que as pessoas entendam isso. A expectativa dele é que até a véspera de Natal consiga vender em torno de 500 árvores.

    E não é só a árvore que tem uma simbologia para a igreja, os enfeites também têm significado especial. "As bolas que enfeitam a árvore, representam os frutos da vida, que é o próprio Cristo", relembra.

    Cores e formas

    Além de tradicionalmente verdes, lembrando os pinheiros originais, hoje as árvores de Natal se apresentam de diversas maneiras: grandes, médias, pequenas. E de muitas cores: douradas, prateadas, vermelhas, coloridas...

    O que importa mesmo é manter vivo o espírito natalino e dar à casa um ar festivo, afinal, a data merece uma grande comemoração. Francisco conta que as que mais saem são mesmo as verdes, em torno de um metro de altura, para as residências. Já para os consultórios, as campeãs são as pequenas, que servem de brinde.

    E falta de dinheiro não é motivo para deixar de enfeitar a sua casa com uma árvore de Natal. Uma cartolina verde e muita criatividade são suficientes para fazer uma bela árvore e deixar o clima natalino invadir a sua casa.

    Foto de árvore de Natal verde bem enfeitada Foto de árvore de Natal em forma de pirâmide prateada Foto de árvore de Natal pequena e verde

    É só fazer um cone com a cartolina e enfeitá-la da maneira que desejar. Vale usar enfeites dourados, pedaços de festão coloridos, adesivos e tudo mais que a sua imaginação permitir, e esperar que Papai Noel venha trazendo muita alegria, saúde e paz.

    O padre José Domício lembra que, seja qual for o tamanho ou a cor da sua árvore, "o símbolo maior do Natal é Jesus. O Natal só tem força se estiver ligado a Ele".

    A data certa

    Todo mundo sabe que existe uma data para montar e desmontar a árvore de Natal, mas poucos sabem ao certo quando é a hora. O padre José explica que, segundo a liturgia, esse momento que estamos vivendo, ou seja, o tempo do advento, é o tempo em que estamos nos preparando para o Natal. "Esse tempo deveria ser sóbrio, sem enfeites."

    No entanto, comenta o padre, o comércio antecipa o Natal e estimula que as pessoas comecem a enfeitar a casa já no mês de novembro. "Para mim - e isso não tem nada a ver com a liturgia - só faz sentido começar a decorar depois do feriado de finados. Mas se formos levar à risca, a data correta seria bem próxima ao Natal, a partir do dia 20 de dezembro, mais ou menos", comenta.

    Quanto ao dia de desmontar, o padre explica que é uma data variável. "O momento certo é depois do batismo do Senhor, que acontece em janeiro, mas não tem uma data fixa. Em cada ano, ela acontece em um dia diferente."

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.