Cursos pela internet
Confira dicas de sites que oferecem e-learning

Ana Letícia Sales
6/11/02

Os cursos pela internet estão se tornando cada vez mais populares na rede. Eles são uma boa opção para quem deseja fazer um curso a distância e não pode viajar ou para quem tem pouco tempo livre. Eles podem formar ou reciclar profissionais que precisam de atualização. Em alguns casos o aluno só precisa estar presente na sala de aula para fazer os exames, mas certos cursos realizam até as avaliações pela web. No site E-cursos uma pesquisa aponta que a principal vantagem nos cursos pela internet, segundo os usuários do site, é poder criar um ritmo próprio de estudo.

Confira alguns sites que fazem uso do e-learning:

Campus Virtual da REDCAPA

Neste curso as aulas acontecem através da internet ou em encontros. Estes cursos são de responsabilidade acadêmica das próprias instituições (como a Universidade Nacional de Costa Rica, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, dentre outras) e são elas que certificam os cursos oficialmente. A maioria dos cursos são de capacitação e reciclagem profissional e alguns são mais acadêmicos. A duração vária de meses ou mesmo anos.

Todo o material de estudo (obrigatório e facultativo) e a comunicação entre professores e estudantes e entre os participantes entre si, se desenvolve no Campus Virtual. Para o exame final, o aluno deve se apresentar em uma das mais de cem cidades da América Latina onde o curso oferece esses exames. A REDCAPA afirma que o interessado irá se conectar poucas horas por semana, sendo que o aluno poderá trabalhar a maior parte do tempo off-line. Mais informações no site: www.redcapa.org.br .

EDUCLAD
A EDUCLAD - Centro de Promoção de Educação a Distância é vinculado à Uniclar - União das Faculdades Claretianas II (Rio Claro - SP) e tem como objetivo a promoção e o desenvolvimento da área educacional, a produção e difusão de cursos de extensão a distância, o aperfeiçoamento e a especialização. Além disso, o Centro realiza convênios e parcerias para a organização e a comercialização desses cursos.

A EDUCLAD oferece o recurso tecnológico pela internet à disposição dos interessados em seus cursos e programas para um aprendizado competente, eficaz e rápido. É um método direcionado principalmente para as necessidades mais urgentes. Confira como funciona o curso no site: www.educlad.com.br.

Senac

O Senac de São Paulo oferece pós-graduação em e-business a distância. O curso é indicado para profissionais interessados em ingressar na área de tecnologia da informação e para os que já atuam na área e buscam aperfeiçoamento. Todo o curso é realizado on-line, proporcionando flexibilidade no horário e no local de estudo. A pós-graduação tem duração de 22 meses e o programa reúne conceitos de e-business com foco no cliente e o domínio de ferramentas tecnológicas. Segundo o Senac, após a conclusão do curso, o profissional fica apto a atuar nas áreas de e-business, e-retailing, e-learning, e-government, entre outras. Conheça mais sobre a pós-graduação on-line do Senac de São Paulo no site: www.sp.senac.br.

Instituto Monitor
O Instituto Monitor é uma escola pioneira no ensino a distância no Brasil. Foi fundada em outubro de 1939 por Nicolás Goldberger, numa época em que Educação a Distância no Brasil era novidade, mas não na Europa e nos Estados Unidos. Ao longo desses anos todos, o Instituto Monitor passou por muitas mudanças para se adequar aos novos tempos e atualmente oferece seus cursos também via internet.

O Instituto Monitor oferece cursos Supletivos e Técnicos de Habilitação Profissional a distância, cursos Profissionalizantes Livres, a Escola da Mulher, além de cursos de Administração & Negócios. Conheça tudo sobre o Instituto Monitor no site: www.institutomonitor.com.br.

Webaula

O Webaula é um site de cursos gratuitos de informática on-line. A home page oferece cursos para iniciantes como Windows, Word, Excel, Power Point, internet, HTML, FrontPage, Word avançado, além de cursos de programação e design. Também são realizadas aulas de capacitação para empresas, curso de inglês para vestibular, dentre outros. A metodologia que possibilita o aprendizado à distância está baseada em textos didáticos e simples, figuras passo a passo, vídeos demonstrativos, exercícios aplicáveis, chat tira-dúvidas e prova on-line com certificado.

O site desenvolveu trabalhos para os Amigos da Escola (Rede Globo), o Projeto Aprendiz do jornalista Gilberto Dimenstein, o Grupo Usiminas, a Universidade Fumec, entre outros. Visite o site: www.webaula.com.br e saiba mais sobre o Webaula.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.