Atleta juizforana é destaque em competição de body fitness Rose Lopes é a 3ª colocada no ranking mundial da categoria, que mescla fisiculturismo e feminilidade 

Carolina Gomes
Repórter
5/7/2010

Vencedora do Campeonato Brasileiro de Body Fitness 2010, na categoria até 1,63 metros, Rose Lopes é uma atleta dedicada, que consegue conciliar, trabalho, família e competição. Inspirada pelo marido, o professor de educação física, Bruno Marinho, Rose, que malha há 15 anos, decidiu conhecer melhor o mundo dos campeonatos e se dedicar às disputas.

Sua primeira participação no Brasileiro foi em 2009, quando conquistou o 2º lugar em sua categoria. Em sua mais recente disputa, em junho deste ano, Rose conquistou o 1º lugar. Atualmente, ela é a vice-campeã sul-americana e 3ª melhor no ranking mundial, sendo a brasileira melhor colocada.

Quando questionada a respeito de sua escolha por esse tipo de esporte, Rose explicou que sempre esteve ligada ao trabalho com o corpo, já que antes de se dedicar à malhação, ela fazia aulas de jazz, um estilo de dança. "Percebi que a musculação trazia um resultado mais rápido e comecei a tomar gosto."

Segundo Rose, manter o corpo de campeã não é fácil. Apesar de ter a genética como aliada, ela conta que mantém alimentação balanceada e, no período que antecede as competições, que dura aproximadamente quatro meses, a dieta fica ainda mais rígida. Carboidratos simples e gorduras saturadas são abolidos do cardápio e a dieta se baseia em proteína de origem animal, como carnes, ovos e derivados. "Além disso, o ritmo de treinamento dobra. Treino normalmente durante uma hora e meia cindo vezes por semana, mas quando estou em fase de preparação, passo a treinar três horas, priorizando execícios aeróbicos com pouco peso e muita repetição."

Mãe de um menino de seis anos e gerente administrativa, Rose consegue manter a rotina de treinos e dar conta de todo o resto. "Quando estou em ritmo de competição, acordo cedo e vou para a academia fazer trabalho aeróbico. Na hora do almoço, volto para pegar peso e, depois do trabalho, faço mais exercícios aeróbicos", explica a atleta. Uma das dificuldades enfrentadas por Rose está na falta de patrocínio. "Todas as despesas das competições ficam por minha conta." A atleta está em fase de preparação para o Campeonato Sul-americano, marcado para o mês de setembro, no Chile. Além disso, ela se prepara para o Campeonato Mundial, que será realizado no México em outubro.

Treinamento Treinamento
O body fitness

De acordo com o marido e treinador de Rose, Bruno Miranda, o body fitness não é puramente uma competição de fisiculturismo. Para participar da disputa a atleta tem que, primeiramente, ser feminina e ter presença de palco. Cabelo, unhas, maquiagem, escolha do biquini e maiô, também contam pontos. "As participantes do concurso são femininas, porém apresentam músculos bem definidos. São mulheres bem delineadas, mas sem muito volume", explica.