Casamento dos sonhos: por onde começar?
Desde crianças nós – a grande maioria das mulheres – somos incentivadas a sonhar com o casamento. Por meio de filmes românticos, desenhos de príncipes e princesas, brincadeiras de infância, somos levadas a imaginar, com riqueza de detalhes, como será o grande dia.
Quando o tão esperado pedido acontece, ficamos sem saber o que fazer. E hoje, na minha estreia como colunista de casamentos da ACESSA.com, nada melhor do que responder a essa pergunta: “por onde começar?”
Fotografia: Caneal
1) Saiba qual o seu orçamento
Pra começar, é preciso que saibam qual o valor que vocês têm disponível para utilizar na realização desse sonho. Converse com o seu noivo e com familiares que, por ventura, forem ajudar a custear o casamento. Muitos fatores vão depender desse valor, como a quantidade de convidados, o estilo da cerimônia e da recepção, as prioridades, entre outros.
Pense nisso: deixe sempre uma margem de 10 a 15% do valor para imprevistos e ideias de última hora!
2) Defina o estilo do casamento
Aqui, você não precisa saber os detalhes. Basta definir se a cerimônia será na igreja ou ao ar livre, brunch ou coquetel, ou se será um "destination wedding" na praia. Existe uma infinidade de possibilidades, e você deve saber como deseja realizar o seu sonho.
Pense nisso: cerimônias ao ar livre em períodos chuvosos pedem sempre um plano B!
Fotografia: Caneal
3) Escolha a data do seu casamento
Para a escolha da data, vocês devem considerar o período de férias do trabalho, de gratificações (por exemplo, 13º salário), feriados prolongados e estações do ano. Além disso, observem que existem alguns meses tradicionais que são os queridinhos das noivas, como maio, setembro e dezembro. Nestes meses, alguns fornecedores possuem custos mais elevados, que podem fazer uma grande diferença no seu orçamento.
Pense nisso: se você tem muitos amigos e familiares de outra cidade, talvez um feriado prolongado seja o ideal para que todos possam participar!
4) Tenha em mente as prioridades
Existe um consenso em que são três as coisas que vão manter os convidados animados e definir o sucesso do casamento: comida, bebida e música. Mas, além disso, têm as particularidades, os sonhos de cada noiva. Definindo as prioridades, você vai decidir quais serviços ou fornecedores você faz questão de gastar um pouco mais, e em quais você vai precisar economizar.
Pense nisso: anote quais são suas prioridades e qual a porcentagem do orçamento pode gastar em cada uma delas.
Fotografia: Caneal
5) Entre em contato com os fornecedores
Alguns profissionais trabalham com prazos e limites de eventos por data, como salões e buffet, fotógrafos, cerimonialistas, entre outros. Esses devem ser escolhidos com antecedência. Se na sua prioridade está a contratação de um determinado fornecedor, não espere mais e agende uma reunião! Solicite indicações a amigos, orçamentos e agende reuniões.
Pense nisso: considere contratar fornecedores iniciantes, que podem ser excelentes e com preços competitivos.
6) Organize-se!
A organização das ideias vai te ajudar a ter clareza nos seus objetivos e a diminuir o stress com tantos detalhes (acredite: são muitos!). Tenha uma pastinha, física ou online, e guarde nela todas as suas inspirações de decoração, vestidos, buquê, e etc. Ter sempre em mãos as suas preferências vai lhe ajudar a manter o foco e será importante durante as reuniões com os fornecedores.
Pense nisso: organize em uma pasta todos os contratos fechados, o que vai facilitar quando você precisar tirar alguma dúvida.
Fotografia: Caneal
Com planejamento, organização e bons profissionais, você terá tudo para realizar o casamento dos seus sonhos!
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!