Segunda-feira, 31 de julho de 2017, atualizada às 8h30

Banco de Leite Humano promove Semana de Aleitamento Materno

Da redação

Entre os dias 1º e 5 de agosto, o Banco de Leite Humano realiza a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). As atividades abrem as comemorações do “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

Este ano, a semana tem como tema o trabalho conjunto para o bem comu. Na terça-feira, 1º de agosto, ocorre o curso para gestantes sobre aleitamento materno. A atividade será realizada na Clínica Cindi, na Rua Rei Alberto, 183, Centro, a partir das 13h. Estão sendo oferecidas 50 vagas, e as inscrições deverão ser realizadas através do telefone 3690-7436.

Nos dias 2 e 3 será ofertada a capacitação sobre o tema para os funcionários do Hospital Dr. João Penido, das 14h às 17h. Do dia 1º ao 4 será realizada a “Sala de Espera” no DSCA (Rua São Sebastião, 772/776, Centro), onde funciona o Banco de Leite Humano, para a divulgação da semana e o reforço sobre a importância da amamentação. Fechando a programação, no sábado, 5, a "Hora do Mamaço" acontecerá no Parque Halfeld, a partir das 10h, promovendo a amamentação livre, mostrando que os espaços públicos devem ser utilizados, e que esse gesto seja visto como ato cotidiano, parte da rotina de mães e bebês.

Doações

Para que as doações sejam realizadas de forma segura, o Banco de Leite orienta as lactantes quanto ao processo correto da coleta. O método é explicado por um profissional e uma cartilha é entregue no momento da solicitação, além de um recipiente esterilizado, para que a retirada do leite seja feita em casa. Caso haja alguma dificuldade, uma equipe estará disponível para auxiliar na recolha do material na própria unidade. A mãe interessada em ofertar o leite deve entrar em contato com o Banco (3690-7436) e levar um xerox do cartão do pré-natal no momento do atendimento.

O leite deve ser retirado logo após o bebê amamentar ou quando as glândulas mamárias estiverem muito cheias. É indicado buscar lugar tranquilo e limpo, lavar as mãos e os braços com água e sabão e, se possível, cobrir os cabelos com touca ou lenço (para evitar contato com o leite).

Este leite é utilizado para salvar diversas vidas, uma vez que é ofertado para os recém-nascidos internados em unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais de Juiz de Fora e região.

ACESSA.com - Banco de Leite Humano promove Semana de Aleitamento Materno

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!