SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O FBI, a polícia federal americana, fez buscas por novos documentos sigilosos em propriedade particular do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira (1º). O local é uma casa de praia do democrata em Rehoboth Beach, cidade do estado de Delaware (170 km de Washington).

O advogado de Biden, Bob Bauer, confirmou a ação pela manhã. "O Departamento de Justiça buscou fazer seu trabalho sem torná-lo público, seguindo o padrão de seus procedimentos, e nós concordamos em cooperar", afirmou.

Nenhum documento confidencial foi encontrado pelos agentes do FBI. Se fosse comprovada a descoberta de arquivos sigilosos, esta seria a quarta leva encontrada em propriedades ligadas ao presidente americano. Nesse caso, Biden e sua equipe precisariam explicar como os papéis foram parar na casa de praia e por que não foram levados à Administração Nacional de Arquivos e Registros do país, como manda a Lei de Documentos Presidenciais.

A operação desta quarta também é a terceira ação do FBI em imóveis relacionados a Biden. Nas outras duas ocasiões, os agentes federais fizeram buscas adicionais nas propriedades depois que a equipe do presidente havia anunciado as descobertas.

A primeira leva, divulgada por um advogado da Casa Branca no dia 9 de janeiro, foi recuperada de um armário trancada na sala do Centro Penn Biden para Diplomacia e Engajamento Global, um think tank de Washington usado periodicamente pelo democrata depois que ele deixou a Vice-Presidência, em 2017.

Outra busca, desta vez na casa de Biden em Wilmington, em Delaware, recuperou novos documentos em um espaço de armazenagem na garagem da propriedade. Um documento de uma página foi achado "entre materiais guardados em uma sala adjacente".

Também em Wilmington, uma terceira leva com seis papéis sigilosos, alguns do período da Vice-Presidência de Biden e outros de quando ele era senador, emergiu no último dia 21.

O Departamento de Justiça, responsável pela ação, não se manifestou até a publicação desta reportagem. No último dia 12, um procurador especial foi nomeado para o caso, que se soma à onda de descobertas de papéis marcados como sigilosos em posse de altas autoridades do país.

O ex-presidente e pré-candidato a voltar à Casa Branca em 2024 Donald Trump é alvo de investigação criminal depois que centenas de documentos foram encontrados em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida. O vice de Trump até 2021, Mike Pence, também tinha arquivos secretos em sua casa em Carmel, no estado de Indiana.

Há diferenças significativas entre os casos de Biden e Trump. Primeiro, a quantidade de papéis: foram achados com Trump centenas de documentos, enquanto os arquivos encontrados com Biden são alguns poucos documentos e páginas.

A principal delas, no entanto, é a reação dos dois. Biden tem cooperado com as investigações, enquanto Trump e sua equipe resistiu desde o início às tentativas de recuperação dos materiais e à apuração. O republicano também é investigado criminalmente, o que não é o caso do democrata.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!