SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após a crise dos balões chineses motivar o cancelamento de uma visita do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a Pequim, o responsável pela diplomacia americana se reuniu neste sábado (18) com o principal diplomata da China, Wang Yi.

O encontro ocorreu em Munique, durante o maior fórum sobre segurança global. Segundo Washington, Blinken repetiu ao chinês declarações semelhantes às dadas pela Casa Branca, como a de que a presença do balão chinês em território americano é uma violação da soberania do país que "nunca mais deve acontecer".

Mais cedo, Wang havia criticado, e em certa medida ironizado, a resposta americana ao balão, que envolveu derrubar o objeto e aprimorar seu sistema de radar para identificar mais itens do tipo. O chinês chamou a atitude de absurda e histérica, "um abuso do uso da força".

"Existem tantos balões em todo o mundo, e vários países os têm; os EUA vão derrubar todos eles?", perguntou Wang durante a Conferência de Munique que, com destaque para a Guerra da Ucrânia, reúne representantes da diplomacia mundial desde esta sexta-feira (17).


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!