SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ditador da Belarus, Aleksandr Lukachenko, um dos principais aliados de Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (25), segundo a agência oficial Tass, que a Rússia já começou a mover armas nucleares para o território belarusso, onde serão armazenadas.

A medida é fruto de um acordo fechado em março pelos dois líderes. A tratativa final foi assinada nesta quinta-feira e prevê o armazenamento de ogivas em uma instalação especial cuja construção deve ser finalizada em pouco mais de um mês, informou Minsk.

O país já estacionou dez aeronaves na Belarus capazes de transportar armas nucleares táticas. Em dezembro de 2021, antes de a Guerra da Ucrânia ter início, Putin já havia anunciado que posicionaria armas nucleares no país vizinho se considerasse que a segurança da Rússia estivesse em risco devido à ação da Otan, a aliança militar ocidental.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!