Fernando Agra Fernando Agra 3/11/2009

A importância da educação

ma mão apontando para o quadro negroAtualmente, com o crescente processo de globalização, a questão da competitividade aliada à qualidade têm sido a ordem do dia para se manter no mercado. E para tal, são necessários investimentos em pesquisa e desenvolvimento, principalmente na formação de capital humano.

A educação aparece como condição fundamental para qualificar o ser humano e o torna apto a contribuir para a promoção do desenvolvimento tecnológico, bem como para a sua própria melhoria nas condições de vida, uma vez que o capacita melhor para inserção no mercado de trabalho. Um dos grandes problemas que o Brasil deve resolver é a questão do elevado índice de analfabetismo da população, sobretudo na Região Nordeste, onde é muito acentuado o grau de evasão e repetência no ensino básico.

Num futuro não muito distante, analfabeto não será somente aquele que não souber ler e nem escrever, mas também aquele que não tiver condições de se adaptar e aceitar as mudanças nos novos paradigmas. Pois, vale ressaltar que, o progresso técnico tem se apresentado em função do tempo numa relação exponencial, ou seja, cada vez mais, num curto espaço de tempo, as inovações surgem rapidamente. Com isso, é fundamental que os indivíduos estejam preparados para esses acontecimentos.

Notório exemplo a ser seguido pelo Brasil são os países asiáticos, como Cingapura e Coreia do Sul, onde os investimentos em educação têm considerável prioridade, cujos reflexos podem ser observados no crescente desenvolvimento apresentado por tais países, sobretudo nos anos oitenta.

A situação de desemprego é um dos grandes problemas desde os primórdios do capitalismo, contudo essa situação tem se agravado com o passar do tempo e hoje a preocupação é mundial. Deve-se deixar bem claro que o desemprego na maioria dos países mais ricos é estrutural. No Brasil, as causas são outras, onde existem possibilidades de amenizar essa situação, e uma das mais importantes é a formação de capital humano associada ao crescimento econômico. É bem sabido que isso não se faz da noite para o dia, é um processo contínuo e de longo prazo, em que medidas devem ser tomadas no mais curto espaço de tempo, para que não demore a colheita de tais frutos.

A recuperação do ensino público é fundamental. Maiores investimentos em educação de base é pré-condição para estimular e qualificar os estudantes para desempenhar um ensino superior com qualidade, bem como prosseguir em cursos de pós-graduação. Uma vez que são os bons profissionais, os mais aptos a contribuírem para promover o crescimento e desenvolvimento do País.

Seja de modo micro (para uma melhor condição de vida do próprio indivíduo) ou macroeconômico (para o desenvolvimento da nação), a educação desempenha um papel importante na construção de uma sociedade.

 



Fernando Antônio Agra é Economista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor universitário das faculdades Vianna Júnior, Estácio de Sá e Universo e do curso de Formação Gerencial do Instituto Educacional Machado Sobrinho, sendo todas a instituições em Juiz de Fora - MG


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!