Foliões devem ficar atentos com os gastos no Carnaval
Repórter
Com a aproximação do Carnaval, que começa nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, os foliões devem ficar atentos com os gastos para a época. De acordo com o economista Lourival Batista de Oliveira Júnior, a data não é propícia para extravagâncias. "Estamos saindo dos gastos de final de ano. Talvez as pessoas gastaram mais do que podiam com o 13º salário."
Outros motivos para economizar são os impostos do início do ano, além das compras de materiais escolares, os gastos nas férias e a declaração do Imposto de Renda. O economista acredita, ainda, que, este ano, o crescimento da economia vai ser menor, comparado ao ano anterior. "O governo está provocando uma série de ajustes, as pessoas têm que pensar duas vezes antes de gastar no Carnaval."
- Mudanças no Imposto de Renda favorecem o contribuinte
- Segundo lote residual do Imposto de Renda vai restituir R$ 1,6 mi a 534 juiz-foranos
Lourival diz que é necessário fazer uma análise da situação financeira. Se a pessoa tiver dinheiro sobrando e quiser gastar na folia, deve, sempre, avaliar e pesquisar as melhores ofertas e a qualidade do produto oferecido. "As compras à vista são as melhores opções por causa do desconto." Já para quem não está em boas condições, o aconselhável e não fazer gastos extras. "É preciso analisar a situação, antes de se precipitar", recomenda.
Dívidas após a folia
Para quem gastar além do limite, nos dias da folia, o recomendado é negociar saldo negativo no banco, porque as taxas de juros são menores. "A pessoa deve organizar um esquema de pagamento, que caiba no bolso e não prejudique o orçamento."
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Enquete
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!