Top of Mind 2000

Pesquisa revela marcas
mais lembradas pelo juizforano

Luciana Mendonça
17/01/2001

O resultado da última e principal pesquisa de marcas comerciais de Juiz de Fora já pode ser consultado gratuitamente no JFService. Divulgada com exclusividade no portal, pelo terceiro ano consecutivo, a Top of Mind 2000 apresenta informações estratégicas para empresários e agências de marketing.

Realizada pela Perfil Pesquisa e Consultoria, a Top of Mind tem por objetivo estabelecer um diagnóstico do mercado local, a partir do conhecimento das marcas mais lembradas pelo consumidor da cidade. Dentre os segmentos pesquisados, estão marcas, produtos, indústrias, comércio e serviços.

Os dados revelam qual é o primeiro nome que vem à cabeça das pessoas quando elas pensam em determinada categoria, como uma loja de informática, ou um supermercado, por exemplo. Assim como ocorreu em 1999, é possível, também na pesquisa de 2000, observar as oscilações do ranking em relação aos anos anteriores.

Os empresários interessados podem obter relatórios detalhados sobre seu segmento de mercado. As informações podem auxiliar na escolha de novas estratégias de marketing a serem adotadas pelas empresas e podem ser adquiridos via Internet, na home-page da Top of Mind 2000.


Leia também:


Metodologia da Top of Mind

A pesquisa, realizada em dezembro de 2000, baseou-se em uma amostra estratificada, ou seja, de acordo com o perfil da população de Juiz de Fora. Assim como nos anos anteriores, 605 pessoas foram entrevistadas, em toda a cidade, conforme ponderação por bairro, região, sexo, faixa etária e escolaridade.

Os pesquisadores foram instruídos para entrevistar somente pessoas com idade acima de 16 anos, que se encontravam em seus domicílios (e não circulando nas ruas). A cidade foi dividida em 10 regiões e em cada uma foram sorteados bairros e ruas para a investigação.

Pesquisa indica que juizforanos
têm alto potencial de consumo

Durante as entrevistas da Top of Mind 2000, os pesquisadores procuraram saber também qual é o perfil sócio-econômico e de consumo dos juizforanos. Dentre outras informações, apurou-se quais os tipos de bens e serviços que os entrevistados possuem. As conclusões são reveladoras.

De acordo com o pesquisador da Perfil, Eduardo Condé, Juiz de Fora está atingindo um padrão de primeiro mundo no tocante a posse de bens de consumo e acesso aos equipamentos urbanos. “É grande o percentual de pessoas que têm fogão, geladeira, televisão, água encanada, sistema de esgoto.”

E para os interessados no crescimento do número de pessoas com acesso às novas tecnologias, a pesquisa trás uma informação nova: 24% dos entrevistados acessam a Internet, seja de casa, da escola ou do trabalho. Para compararmos os dados, a média de internautas nos nove principais mercados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Distrito Federal) é de 19%, conforme indicou a 8ª edição da Pesquisa Internet POP, do IBOPE, realizada em agosto e setembro de 2000. Isso significa que a população de Juiz de Fora tem mais acesso à Internet (24%) do que a das principais capitais do país (19%), o que confirma as afirmações do pesquisador Eduardo Condé, citadas no parágrafo acima.

O que é a pesquisa Top of Mind

A pesquisa Top of Mind é um levantamento amostral relativo à primeira lembrança de marcas, produtos e serviços presentes no mercado de Juiz de Fora. Sua relevância está associada à penetração no imaginário da população dos produtos e serviços questionados. Trata-se, portanto, de uma sondagem do mercado que pode auxiliar os empresários a pensarem ou re-pensarem suas estratégias publicitárias. Mediante o cruzamento de informações obtidas na pesquisa, é possível obter dados significativos em cada categoria analisada.

A metodologia utilizada na pesquisa Top of Mind foi desenvolvida pela primeira vez nos EUA, no final da década de 50, por Thomas Springfield. O modelo foi empregado, no início dos anos 90 no Brasil, pelo jornal Zero Hora e, a partir daí, tornou-se parte fundamental de qualquer estratégia de marketing. Em Juiz de Fora, o método vem sendo empregado há quatro anos pela Perfil Pesquisa e Consultoria.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.