Los Cr?nios
Rock Latino Made in Santana do Deserto


*Colabora??o:
Renata Silva
24/08/04

A banda Los Cr?nios d? uma palhinha exclusiva para os internautas do portal ACESSA.com. Clique e ou?a: "Prega?es"


Ou?a!

Los Cranios Para quem escuta o nome Los Cr?nios pode ter um acesso criativo e pensar em in?meras defini?es. Seriado mexicano? Grupo de pessoas com Q.I alto? Cabe?as avantajadas? N?o. S? a mo?ada de Santana do Deserto sabe o significado certo para essa express?o: muita m?sica.

A banda vem dessa pequena cidade mineira e espalha sua rebeldia por onde passa. O grupo de amigos, Elvis (vocal), Tiago (guitarra), Samuel (guitarra), Branco (baixo) e Beto (bateria) - (Foto abaixo), divide o palco entre Santana e Juiz de Fora, al?m de outras cidades da regi?o.


A id?ia original
Los Cr?nios Tudo come?ou em 1997, quando os meninos tiveram a id?ia de tocar na festa da igreja. "Foi mais rebeldia do que musicalidade", recorda o guitarrista Samuel. Na verdade, o grupo queria fazer uma boa a??o e ao mesmo tempo, agitar a cidade. Por?m, naquele ano nada aconteceu.

"A id?ia ficou martelando", lembra o guitarrista Tiago. "A empolga??o veio mesmo, quando o Beto comprou uma bateria", conta Samuel. A partir da?, os ensaios de garagem foram crescendo e cada integrante foi desenvolvendo seu estilo musical.

Mas como nem tudo s?o flores, o ensaio n?o foi suficiente para a apresenta??o na igreja, j? que as beatas resolveram censurar o show. "N?o deixaram a gente tocar, ficaram com medo de nossa rebeldia", lembra o guitarrista.

A vingan?a foi maligna e os jovens n?o pouparam esfor?os para sair do casulo. Fizeram um show no mesmo dia da festa paroquial e foi um sucesso! "Ningu?m foi ? festa da igreja", diz Samuel.

O estilo Los Cr?nios
Los Cr?nios - Samuel O desafio foi positivo e serviu para a banda se especializar musicalmente, criando sua identidade. "Todos os integrantes t?m um gosto muito variado para a m?sica", diz Tiago.

Ele ? adepto de Pantera, Sepultura, enquanto que Samuel ? voltado para o rock dos anos 60 e 70, com o melhor de Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Para engrossar a mistura, Elvis ? f? de Red Hot Chili Peppers e Beto ? representante do mais puro pop rock. Branco ? o mais ecl?tico do grupo e afirma com convic??o: "gosto de tudo".

A solu??o para tanta m?sica boa, em um mesmo espa?o de tempo, foi a democracia: cada integrante tem o direito de escolher duas m?sicas para o repert?rio das apresenta?es. Agora, o que agrada a gregos e troianos s?o as m?sicas Men in the box, de Alice in Chains, e Alive, de Pear Jam. "Tocamos em todos os shows", diz Tiago.

H? espa?o de sobra para o rock brasuka com o melhor de O Rappa, Charlie Brown Jr., Capital Inicial e Legi?o Urbana.

Tabu quebrado
Los Cr?nios Somente neste ano, a banda conseguiu realizar o sonho original: tocar na festa da igreja! E o melhor do fato: "Fomos convidados", diz Samuel. O show foi um sucesso e os rapazes garantem que v?o se apresentar mais vezes por l?.

O grupo conseguiu tamb?m gravar um CD independente e tem muitos planos para o futuro. E agora, que foram aben?oados pelas beatas, ningu?m segura a Los Cr?nios.

*Renata Silva ? estudante do 7? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF