Ter?a-feira, 08 de abril de 2008, atualizada ?s 17h14

Pr?polis pode prevenir a dengue e procura por repelentes continua grande em Juiz de Fora



Daniele Gruppi
Rep?rter

O pr?polis tem sido indicado por especialistas para prevenir a dengue. Segundo a farmac?utica e bioqu?mica, Mirna Meana Dias, o pr?polis exala um odor que afasta o mosquito, como um repelente natural. "Alguns bi?logos citam o flavon?ide e as vitaminas do complexo B como os princ?pios ativos que impediria a aproxima??o de insetos".

Mirna Meana afirma que para os adultos s?o indicados cerca de 40 gotas dilu?das em ?gua filtrada, enquanto que paras as crian?as bastariam a metade, ou seja, apenas 20. "Se a pessoa j? estiver com a doen?a, a medida vale para aumentar a imunidade e a redu??o da febre, caso apresente o sintoma. A dose deve ser mais concentrada: cinco a sete mililitros, tr?s vezes ao dia".

O pr?polis ? uma cera produzida pelas abelhas a partir de cascas, resinas e bot?es de flores. A farmac?utica diz que em sua composi??o encontram-se, al?m dos flavon?ides, e vitaminas do complexo B, a C e a O e tamb?m resinas. Para prevenir a dengue, ela tamb?m indica o uso de velas de andiroba e citronelas.

Repelentes em farm?cia

Os repelentes n?o param mais de sair das prateleiras das drogarias. Segundo o balconista, Wagner Alexandre da Silva, desde o surto da dengue no Rio de Janeiro as pessoas come?aram a procur?-los. "Nosso estoque acabou e recebemos nesta ter?a, dia 8 de abril, mais 24 unidades".

No estabelecimento em que Marcos Andr? ? sub-gerente a procura est? t?o grande que na semana passada havia 30 unidades de v?rias marcas ? disposi??o do consumidor e todas se esgotaram. "Fizemos mais pedidos, mas n?o sabemos quando receberemos, nem os pr?prios fabricantes est?o dando conta da demanda".