Segunda-feira, 04 de abril de 2008, atualizada ?s 17h14

M?dicos alertam para uso de Paracetamol sem orienta??o



Priscila Magalh?es
Rep?rter

O medo da dengue tem feito as pessoas tomarem o Paracetamol ao in?cio dos primeiros sintomas da doen?a. Por?m, alguns m?dicos alertam que o uso do medicamento, sem orienta??o e em dosagens elevadas, pode provocar outros tipos de problemas.

O pediatra, infectologista e membro da Sociedade Brasileira de Imuniza?es (Sbim), Mario Novaes, diz que n?o h? problema nos uso do medicamento, desde que seja com orienta??o m?dica. A dosagem recomendada ? de uma gota para um quilograma de peso ou um comprimido de oito em oito horas para um adulto. "Se usado em dosagem mais alta, pode provocar a hepatotoxidade, uma les?o no f?gado", explica o m?dico.

A les?o ? a hepatite medicamentosa e a cura depende de cada pessoa. "Em alguns casos, pode haver fal?ncia do f?gado", completa e garante que se seguir as orienta?es do m?dico n?o vai haver problemas. "As pessoas exageram e tomam por conta pr?pria". Mario tamb?m diz que a pr?pria dengue pode provocar les?es no f?gado. "A dipirona s?dica ? um medicamento indicado e n?o provoca outros problemas".

Medida dr?stica

A assessoria de imprensa da Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) divulgou que o ?rg?o pediu ? Associa??o Brasileira da Ind?stria de Medicamentos Isentos de Prescri??o (Abimip) que oriente os fabricantes a n?o utilizar a propaganda desses medicamentos.

Segundo a ag?ncia, medida tem a inten??o de impedir que a popula??o use de forma abusiva as subst?ncias analg?sicas o que retarda os sintomas da doen?a, dificultando o diagn?stico e atrasando o tratamento.