Vendas do Dia das Mães crescem menos que o esperado pelos comerciantes
Repórter
As vendas do Dia das Mães ficaram abaixo da expectativa do comércio. De acordo com estudo realizado pelo Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), a data registrou crescimento de 7% em relação a igual período do ano passado, índice abaixo das expectativas do setor, que oscilavam entre 9% e 12%. Os números da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) apontam para alta de 6,1% no volume das vendas.
"Segundo nosso levantamento, tivemos crescimento de 7% em relação ao ano passado. Apesar de o crescimento ter sido positivo, ficou aquém das expectativas do empresariado. Os mais otimistas esperavam crescimento de 12%. Mas foram aqueles que não estavam tão otimistas, acreditavam em crescimento de até 9%, que chegaram mais perto do índice real", avalia o presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Belotti.
- Roupas são preferências dos juiz-foranos para o Dia das Mães
- Comércio de JF vai funcionar até as 18h na véspera do Dia das Mães
- Movimento em floriculturas cresce na véspera do Dia das Mães
Ainda de acordo com Belotti, o primeiro semestre não é tão bom para o setor, apesar de o Dia das Mães ser uma data importante. "Está havendo uma retração no mercado, o que identificamos há cerca de dois meses. Vamos aguardar mais um pouco para ver como as coisas vão ficar. O comerciante vive muito de momentos. Mas esse movimento foi um sinalizador. Um sinal amarelo acendeu", avisa.
Por meio de nota enviada à imprensa, a CDL avaliou em 6,1% o crescimento nas vendas. Entretanto, alguns setores venderam mais, como aqueles que foram impulsionados pela queda nas temperaturas, caso de lojas que vendem artigos de tricô. De acordo com o presidente da CDL, Vandir Domingos da Silva, os comerciantes esperavam movimento maior.
Os textos são revisados por Mariana Benicá
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!