FIEMG Regional ZM promove evento Visão 2030 MG
Nesta quarta-feira, 17 de outubro, a FIEMG Regional Zona da Mata, com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, promove o evento de lançamento da “Visão 2030 MG”. O objetivo é estabelecer uma Agenda 2030 positiva para saída da crise que afeta o Brasil, baseada na Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata.
Lançada em 5 de junho de 2018, através da integração de esforços dos municípios signatários, a Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata vem sendo estruturada sob a égide dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Neste evento, será realizada uma apresentação da evolução dos trabalhos relativos à construção desta Plataforma, assim como os primeiros passos concretos a serem cumpridos, ainda em 2018, para sua apresentação na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP24), a ser realizada em dezembro deste ano, na Polônia, para busca de recursos do Fundo Clima.
A ideia é promover a inovação tecnológica e capacitação da agroindústria de Minas Gerais no segmento de Biocombustíveis e Renováveis com integração da Academia, Centros de Pesquisa, da Agroindústria, do Agronegócio e Agricultura Familiar mineira em plataformas regionais de desenvolvimento sustentável com forte viés de compromisso com o Meio Ambiente, retirando os municípios mineiros da estagnação econômica atual e estabelecendo o protagonismo de Minas Gerais com soluções estruturantes de saída da atual crise Brasil.
Participarão do evento os diversos atores envolvidos, prefeitos da região, lideranças políticas e empresariais, Universidades e Centros de Pesquisa. O encontro é aberto ao público e terá início às 9h, contando com a participação de representantes do Sistema FIEMG, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), entre outros.
Durante o evento, será apresentada a Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata e também os projetos das Unidades Técnicas de Demonstração (UTDs), com plantios consorciados de macaúba, das cidades de Juiz de Fora, Ubá, Olaria, São João Nepomuceno, Astolfo Dutra e Goianá.
Será abordado ainda o Complexo Integrado de Oleoquímica e assinado, pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes, um compromisso de compra do diesel verde e bioquerosene do referido Complexo. Serão entregues também os compromissos pretendidos pelos parceiros estratégicos da Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata.
E por fim, será apresentado o projeto a ser levado para a 24ª Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, que será realizada na Polônia em dezembro de 2018, com vistas à inserção de Minas Gerais no contexto da Economia de Baixo Carbono buscando acordos bi-laterais e multi-laterais para o reflorestamento e a produção de hidrocarbonetos para mitigação das emissões GHG do segmento de Transportes.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!