Roberto Monti Roberto Monti 16/12/2013

Ser diferente no mercado

Diferença no mercadoNovo salário mínimo, Copa FIFA, eleições, mercado instável etc... muitos acontecimentos em curto período.

Ter produto diferente, inovador, não basta para assegurar o eterno sucesso e a perenidade de sua empresa. E com o crescimento e amadurecimento do nosso mercado, o marketing passou a ser uma necessidade fundamental para as empresas e deve ter sinergia com todas as demais áreas. Mas, com grande frequência, este departamento é mal compreendido e mal utilizado pelos dirigentes e empresários.

Existem inúmeras definições do que é marketing desde as mais acadêmicas e complexas até as definições mais práticas porque são mais fáceis de entender: "conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor", ou seja, o departamento de marketing tem que acompanhar a vida do produto desde sua idealização, seu nascimento, amadurecimento, venda a Clientes, pós venda, reclamações, trocas e eventual relançamento.

É necessário avançar com os pés no chão e dentro da realidade na qual a sua empresa está atuando. A prudência e a administração profissional recomenda que se desenvolva um plano de marketing que possa dirigir os esforços da empresa – financeiros, mercadológicos, de pessoal e de produção – de forma racional e que possa alcançar os objetivos propostos. Analise os seguintes aspectos principalmente tendo em vista a situação crítica que o mundo enfrenta há anos e demora a se regularizar.

- Quais são os nossos produtos e serviços diferenciados?
- Quais são os nossos produtos e serviços mais rentáveis?
- Quais são os nossos Clientes mais satisfeitos?
- Quais são os Clientes, canais ou ocasiões de compra mais rentáveis?
- Quais são as atividades da nossa cadeia de valores mais diferenciadas e mais eficazes?

A utilização de estratégias de marketing adequada aos recursos da empresa certamente auxiliará a melhorar sua participação no concorrido mercado em que atua. De início, é necessário estar claro qual o mercado que interessa atender com base a pesquisa de necessidades que foi realizada junto ao Cliente final e ao intermediário de seus produtos e serviços. O mercado muda de forma rápida e constante, logo as pesquisas devem ser feitas com maior frequência para retratar a realidade do mercado. Também deverão ser tomadas algumas decisões nas seguintes áreas de marketing: planejamento de produtos, estratégias de comunicação e políticas de preços. A fixação das metas no planejamento de marketing implica na determinação dos resultados que a empresa se propõe a realizar. É a filosofia da empresa que determina seus objetivos globais e o marketing é uma das ferramentas para atingi-los.

Profissional de Vendas: analise com atenção os aspectos acima e prepare-se para 2014 de muito trabalho e sacrifício para um resultado de sucesso no final do período!


Roberto Monti é consultor de Marketing. Co-autor do livro (IN)Fidelidade, Uma Questão de Qualidade Clientes Sonham, Empresas Concretizam. Editora Virgo - São Paulo, 09/2000

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.