SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A frente fria associada a um ciclone extratropical ainda deve provocar ventania, tempestades e chuvas de granizo na região Sul do Brasil até quarta-feira (18). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há possibilidade de geada e até neve em determinadas áreas no final desta semana.

O Rio Grande do Sul sofreu com os estragos causados pela ventania na noite de segunda (15), com ventos que chegaram a 120 km/h.

A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, afirma que a partir desta quarta (17), com a movimentação do ciclone, a chuva chegará aos estados de Santa Catarina e Paraná, levando ventania e granizo. "No Rio Grande do Sul, o risco de chuva já diminuiu, mas ainda atingirá o norte do estado", alerta.

Por isso, o Inmet segue com estado de alerta meteorológico de perigo para a região e recomenda à população não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, em caso de rajada de vento, além de desligar aparelhos elétricos e quadros de energia.

"Também é necessário ficar atento às informações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, pelos telefones 199 e 193", orienta Ramos.

A especialista conta que esse será o padrão até quinta-feira (18). Na madrugada de quinta para sexta (19), a chuva dará uma trégua. Porém, o tempo frio fica, com chance de geada, principalmente no sudoeste do Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima será de 3°C e máxima de 13°C, em Florianópolis, 8°C e 14°C, e em Curitiba, 2°C e 11°C "Na região serrana do Sul, em cidades como Bom Jesus e São Joaquim, o tempo fica nublado com possibilidade de queda de neve", revela Ramos.

O frio deve permanecer no sul do país até sábado (20), quando os termômetros podem marcar -1°C na serra gaúcha e até -6°C no planalto sul catarinense. A partir de domingo, as temperaturas voltam a subir gradativamente.

Ramos relata que o deslocamento do ciclone e da massa de ar frio causará frio no estado de São Paulo na quinta. "Nesse momento, já terá atingido o sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás também", acrescenta. Na madrugada de sexta para sábado, há chance de geada na região, mas em menor expressão.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!