SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As chuvas que atingiram o Brasil a partir da tarde deste domingo (2) devem continuar neste início de semana, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apenas o Nordeste não será amplamente afetado, conforme previsão.

A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, afirma que essa precipitação será provocada por um corredor de umidade típico do início da primavera, que começa na região Norte, passa pelo Centro-Oeste e chega até o Sudeste.

No Norte as precipitações mais intensas ficarão concentradas na faixa oeste, que contempla Roraima, oeste do Pará, boa parte do Amazonas, Acre e Rondônia. Já o Centro-Oeste deve sofrer com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todos os estados. Ambas as regiões, porém, tendem a permanecer com altas temperaturas.

"Na região Sudeste, as chuvas significativas devem acontecer em Minas Gerais, principalmente no sul e sudeste, no Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e norte de São Paulo", diz Ramos.

Já na região Sul, as pancadas devem estar mais localizadas no norte do Paraná, no oeste e litoral de Santa Catarina e na faixa oeste do Rio Grande do Sul. "Do centro para o sul, a tendência são chuvas mais rápidas e passageiras, mas sem volumes significativos", acrescenta a meteorologista.

O Nordeste, por sua vez, é a grande exceção nesse período. A especialista diz que a região vive dias de calor e baixa umidade porque a massa de ar seco que pairava sobre o Centro-Oeste se deslocou para esta área.

"No litoral centro-sul da Bahia, há previsão de chuvas intensas. Salvador está nessa rota até quarta-feira (5), com tendência de céu nublado. Agora, no restante da região, há poucas nuvens, sem possibilidade de chuva", afirma Ramos.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!