SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Troféu Raça Negra, que premia personalidades atuantes no combate ao racismo e na defesa da população negra, será batizado com o nome da apresentadora Glória Maria na edição deste ano. A entrega da honraria está prevista para o mês de novembro.

Responsável pela concessão do prêmio, que em 2023 chegará à sua 21ª edição, a Universidade Zumbi dos Palmares também dará o nome da apresentadora a uma de suas salas de aula e ao curso de jornalismo, que ainda está sendo estruturado e será lançado sob a alcunha "Curso de Jornalismo Glória Maria".

As decisões foram tomadas pelo reitor da instituição, José Vicente, após o anúncio da morte de Glória nesta quinta-feira (2). No início dos anos 2000, a jornalista foi a madrinha da segunda turma de formandos da Zumbi dos Palmares.

Glória Maria recebeu o Troféu Raça Negra duas vezes e aceitou o convite para apresentá-lo em outras três ocasiões. Nos últimos anos, o prêmio homenageou personalidades como Luiz Melodia e Ismael Ivo.

De acordo com a Zumbi dos Palmares, a honraria é concedida "a negros e não negros pela relevância de suas ações e trabalho no combate pela equidade racial, na luta contra o racismo e, acima de tudo, na busca por uma melhor condição de vida para os negros".

Em entrevista à Folha de S.Paulo em 2018, revelou que o racismo a levou a ser uma das últimas repórteres de sua geração a encarar a TV. "Fui a última a entrar no ar, por minha causa. Tive que fazer trabalho com psicólogo e de voz porque eu tinha medo da reação das pessoas", afirmou, na ocasião. "Só tem branco na televisão, aí vai aparecer eu?"

Olhando em retrospecto, no entanto, a jornalista dizia ver o racismo mais fortalecido nos dias atuais. "Antes, era você com a sua voz e seu sentimento racista. Hoje, você tem como ampliar essa voz. Tem internet, rede social, informação que vem do outro lado do mundo."


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!