RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Dos mais tradicionais aos temáticos, o Rio de Janeiro abre alas para mais de 30 blocos neste domingo (19) de Carnaval. Um dos primeiros a desfilar, o Bangalafumenga é um dos destaques da programação.
Confira os horários e locais dos blocos de SP e Rio A bateria conhecida por uma mistura de ritmos que fazem o repertório mais divertido e eclético, se concentra às 9h e sai às 10h pelo Aterro do Flamengo, na zona sul. O Banga, como é chamado, reúne a multidão de foliões na avenida Infante Dom Henrique, altura do Monumento aos Pracinhas.
Na região central da cidade, o Cordão do Boitatá leva seu tradicional Baile Multicultural à praça Quinze, com homenagens aos 80 anos de Paulinho da Viola e de Gilberto Gil, aos 85 anos de Martinho da Vila, a Gal Costa e a Moraes Moreira.
Este ano, o bloco --pioneiro na retomada do Carnaval de rua do Rio e reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado-- lançou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a realizar o evento.
Também na região central, os malucos beleza do bloco "Toca Rauuul" se apresentam às 15h na praça Tiradentes, com seu repertório inspirado em Raul Seixas, misturando rock, frevo e outros gêneros musicais.
Já na zona sul, o Simpatia É Quase Amor entoa seu grito de guerra: "Alô burguesia de Ipanema", a partir das 14h. Saindo da praça General Osório, às 16h, o bloco toma as orlas de Ipanema e Leblon com suas cores tradicionais, amarelo e lilás, atraindo público de diferentes gerações.
O Carnaval de rua do Rio tem a estimativa de atrair 5 milhões de pessoas para os cortejos deste ano. Para atender o público, o município promete a maior estrutura de sua história. A logística inclui, por exemplo, esquema de segurança com revista policial.
O efetivo da Polícia Militar será de 15 mil agentes em todo o estado. A Polícia Civil, por sua vez, terá 3.000 agentes e atuará em parceria com a PM.
"Reforçamos as delegacias do centro e da zona sul. Vamos criar mais uma central de flagrante, a 14ª DP (Leblon), além da Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), para turistas e estrangeiros", disse o secretário de Polícia Civil, Fernando Albuquerque.
O domingo também marca o início dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. O Império Serrano abre a festa. Grande Rio será a segunda a desfilar na defesa do título conquistado em 2022.
Também desfilam nesta primeira noite, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro e Estação Primeira de Mangueira.
DOMINGO
Bangalafumenga
10h às 15h
Avenida Infante Dom Henrique, altura do Monumento aos Pracinhas - Glória, zona sul
Cordão do Boitatá
11h às 17h
Largo do Paço (Praça XV) - centro
Bloco Toca Rauuul
15h às 18h
Praça Tiradentes - centro
Simpatia É Quase Amor
16h às 19h
Praça General Osório - Ipanema, zona sul
SEGUNDA-FEIRA
Que Pena Amor
8h às 13h
Praça Mário Lago (Buraco do Lume) - centro
Bloco do Sargento Pimenta
10h às 14h
Avenida Infante Dom Henrique, 75 - Flamengo, zona sul
Virtual
10h às 14h
Avenida Atlântica em frente ao Posto 1 - Leme
Balança meu catete
11h30 às 14h
Rua do Catete, 227 - Catete, zona sul
Afoxé Raízes Africanas
17h às 20h
Avenida Atlântica, 4240 - Copacabana, zona sul
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!