SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O governo de São Paulo decidiu desobrigar o uso de máscara no transporte público em todo o Estado.

Os indicadores da pandemia não mostram aumento significativo no número de casos e internações por covid em SP, diz a Secretaria de Estado da Saúde e o Comitê Científico. O uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde, seja ele público, privado ou filantrópico. A medida começa a valer a partir de publicação no Diário Oficial do Estado, o que deve acontecer nesta sexta (3).

O governo de SP ressalta que ainda há recomendação para o uso de máscara, principalmente para pessoas do grupo de risco. O anúncio do governo de SP acontece um dia depois que a Anvisa decidiu derrubar a obrigatoriedade do uso de máscara em aeroportos e aviões em todo o Brasil.

"Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde", disse o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Segundo o governo de SP, a decisão considerou até mesmo o impacto das festas de Carnaval nos indicadores da pandemia. A alta taxa de vacinação em São Paulo também influenciou na decisão.

Até hoje, o estado de SP aplicou mais de 129,5 milhões de doses e 90,7% da população acima de 6 meses de idade estão com esquema vacinal completo.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!