SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma idosa de 78 anos que vivia em situação análoga à escravidão foi resgatada de uma casa em Fortaleza (CE).

Há mais de 40 anos a mulher fazia atividades domésticas em troca de comida e moradia;

Além de não receber pagamento, ela não tinha qualquer tipo de descanso ou registro de trabalho;

Donos da casa na qual a mulher trabalhava alegaram que ela era "da família" durante o resgate, registrado na segunda-feira (15);

A idosa foi levada para um abrigo e é assistida por equipes multidisciplinares. A família que a explorava responderá a uma ação civil pública.

Uma denúncia anônima levou os órgãos responsáveis até a casa na qual a vítima estava. A ação movida pelo Ministério Público do Trabalho pedirá indenização por danos morais, pagamento de salários e de verbas rescisórias à vítima. O valor ainda não foi precisado pelos órgãos competentes.

Ela trabalhava de domingo a domingo, sem folgas ou férias. Não tinha carteira de trabalho assinada, não recebia salário e não tinha períodos de descanso do trabalho, afirmou o Ministério Público do Trabalho, em nota.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!