BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou um edital no valor de R$ 3 milhões para financiar projetos de desenvolvimento sustentável em territórios indígenas ameaçados pelo narcotráfico.

O anúncio ocorre um ano após a morte do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, assassinados no Vale do Javari.

O edital faz parte da Estratégia Nacional para Mitigação e Reparação dos Impactos do Tráfico de Drogas sobre Populações Indígenas, iniciativa da Senad (Secretaria Nacional de Política sobre Drogas). Essa estratégia se propõe a construir uma política voltada às populações indígenas, construída em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas.

O edital é voltado a financiar organizações indígenas e comunitárias, sendo organizado em três eixos: enfrentamento a situações de vulnerabilidade social de jovens e adultos indígenas por meio da geração sustentável de renda e participação social; ações voltadas à prevenção de violências contra mulheres indígenas ou à mitigação dos efeitos destas violências; e prevenção ou mitigação de invasões territoriais por narcotraficantes e outras redes criminais.

"Os povos indígenas do Brasil têm tido seus territórios e tradições historicamente violados. Como diz Ailton Krenak, nunca houve paz para os povos indígenas, a invasão de seus territórios nunca cessou", destacou Marta Machado, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos.

"Mas, nos últimos anos, o crescimento e a interiorização da ação de organizações criminosas e do narcotráfico deram ensejo ao agravamento desta situação, impondo às populações indígenas uma série de violências: ameaças e coações, assassinatos de lideranças, violência e exploração sexual, trabalhos forçados em atividades ilícitas, cooptação de jovens para o tráfico e disponibilização indevida de drogas em seus territórios", acrescentou.

Durante o evento, houve uma homenagem ao indigenista brasileiro Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, assassinados no Vale do Javari por pescadores acusados de invasão à terra indígena.

Beatriz Matos, Diretora do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados do Ministério dos Povos Indígenas e viúva de Bruno Pereira, disse que a medida vai ajudar a mitigar os problemas que acontecem nas terras indígenas em todo o país.

"No lugar que eu estou agora posso assegurar que essa iniciativa é importantíssima, deve ser saudada e, não só no Vale do Javari, mas em outros lugares. É um problema sistêmico", destacou.

Os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Nísia Trindade (Saúde), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) participariam do evento, mas foram chamados de última hora para participar de uma reunião no Palácio do Planalto.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!