SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) estuda implementar massagem, acupuntura e outras práticas alternativas para tratar dependentes químicos.
Elas estariam disponíveis no chamado Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, centro de triagem na região central de São Paulo inaugurado em abril para substituir o antigo Cratod (Centro de Referência de Atendimento a Tabaco, Álcool e Outras Drogas).
Membros do governo estadual que participam da elaboração de estratégias para a cracolândia afirmam que a sugestão foi apresentada por associações que trabalham na área e que pode ser implementada nos próximos meses.
A ideia é a de complementar a abordagem médica tradicional que tem sido oferecida, com tratamento em hospitais, com essas terapias alternativas.
O SUS (Sistema Único de Saúde) tem, desde 2006, uma Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que abrange fitoterapia, ioga, reiki, acupuntura, ayurveda, biodança, meditação, homeopatia, quiropraxia, arteterapia, entre outras.
De abril a junho, o hub realizou o atendimento de 3.454 pessoas, 1.862 delas em situação de rua. Desse total, 1.481 foram encaminhados para tratamento em hospitais especializados ou comunidades terapêuticas.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!