Os líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) concordaram em uma cúpula em Vilnius, na Lituânia, que o futuro da Ucrânia está dentro da aliança militar, mas não concederam a Kiev um convite ou cronograma de adesão que o país buscava.

Ao mesmo tempo, a Otan eliminou a exigência de que a Ucrânia cumpra o chamado Plano de Ação de Adesão (Map), removendo efetivamente um obstáculo no caminho de Kiev para a aliança.

Plano de Ação

"O futuro da Ucrânia está na Otan", disse uma declaração aceita pelos líderes nesta terça-feira (11), acrescentando que a integração euro-atlântica de Kiev ultrapassou a necessidade de um Plano de Ação para a Adesão.

"Estaremos em posição de estender um convite à Ucrânia para se juntar à aliança quando os aliados concordarem e as condições forem atendidas", disse a declaração.

Embora os líderes não tenham especificado as condições que a Ucrânia precisa cumprir, eles disseram que a aliança ajudará Kiev a progredir na interoperabilidade militar, bem como em reformas adicionais do setor democrático e de segurança.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

 

Tags:
Internacional | Lituânia | Otan | Rússia | ucrânia

REUTERS/Kevin Lamarque - U.S. Secretary of State Antony Blinken, U.S. Defence Secretary Lloyd Austin and U.S White House National Security Advisor Jake Sullivan look on during a bilateral meeting between U.S. President Joe Biden and Turkish President Tayyip Erdogan at the NATO summit in Vilnius, Lithuania, July 11, 2023. REUTERS/Kevin Lamarque.

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!