SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um professor foi detido na manhã desta terça-feira (3) na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) após ameaçar dois estudantes da instituição com faca e spray de pimenta. Os alunos da instituição decidiram iniciar uma paralisação nesta terça.
Segundo o DCE (Diretório Central dos Estudantes), os alunos entraram na sala do professor para comunicar a decisão de paralisação, quando ele sacou uma faca e os ameaçou.
Em um vídeo, gravado por outros estudantes, é possível ver o momento em que o professor parte para cima de um dos alunos com a faca na mão. O jovem entra em confronto com o docente para desarmá-lo e só então dois seguranças da universidade aparecem para conter o professor.
Segundo o DCE, o docente trabalha no IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica). O nome dele não foi divulgado.
O professor e os dois alunos atacados foram levados para o 1º Distrito Policial de Campinas. Procurada, a Unicamp não se manifestou sobre o caso até a publicação.
Em nota, o DCE disse que a situação é inaceitável, mas que os estudantes não serão "impedidos de se manifestar de maneira democrática e pacífica". O diretório também pede a exoneração imediata do docente.
"Após o agressor ser imobilizado, a segurança retirou a faca do agressor, que tinha uma lâmina de aproximadamente 20 centímetros. Ressaltamos que uma faca desse porte, ou qualquer outro objeto cortante, não faz e nem deve ser objeto didático, por tanto, o professor portava a faca com intenções de utilizá-la em combate para ferir estudantes."
Estudantes de ao menos 23 cursos da Unicamp aprovaram a paralisação desta terça, em apoio aos protestos contra a privatização de órgão estaduais e contra a precarização das universidades estaduais paulistas.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!