SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Israel ignorou repetidos alertas de que um grupo de Gaza estaria planejando "algo grande", dizem autoridades do Egito.
Um oficial da inteligência egípcia diz que Israel foi alertado sobre o risco de um ataque terrorista. O Egito costuma atuar como mediador de questões entre Israel e Hamas. A informação é do jornal Times of Israel.
Segundo o oficial, as autoridades israelenses estavam concentradas na Cisjordânia e minimizaram a ameaça de Gaza.
"Nós os avisamos que a situação explodiria muito em breve e seria grande. Mas eles subestimaram esses avisos."
Em um dos alertas, o ministro da Inteligência do Egito, general Abbas Kamel, telefonou pessoalmente para o premiê Benjamin Netanyahu dez dias antes do ataque surpresa do Hamas. Netanyahu foi informado que cidadãos de Gaza provavelmente fariam "algo incomum, uma operação terrível", segundo o site Ynet.
Autoridades egípcias dizem ter ficado chocadas com a indiferença de Netanyahu.
O governo de Israel negou os relatórios em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (9). "Nenhuma mensagem inicial veio do Egito e o primeiro-ministro não falou nem se reuniu com o chefe da inteligência desde a criação do governo -nem indireta nem diretamente. Isso é uma notícia completamente falsa".
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!