SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Assembleia de Rondônia concedeu o título de cidadão honorário ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (16).
No decreto, a concessão do título é justificada "pelos relevantes serviços [de Netanyahu ] prestados ao Estado de Rondônia". Ele jamais esteve no estado. Na única vez em que visitou o Brasil, para a posse de Jair Bolsonaro (PL), chegou ao Rio nos últimos dias de 2018, foi a Brasília para a cerimônia do dia 1o e voltou a Israel em seguida. Esta foi também a única visita de um chefe de governo israelense ao país.
O projeto que motivou a concessão do título é de autoria do deputado estadual Delegado Lucas (PP).
No pedido, o delegado Lucas cita Netanyahu como "amigo da comunidade Evangélica Brasileira" e afirma que o primeiro-ministro busca promover o intercâmbio entre Brasil e Israel.
Enquanto é condecorado em Rondônia, Netanyahu tem sido bastante contestado em Israel. Seu governo foi criticado pelo fato de o aparato de inteligência não ter conseguido impedir a incursão dos terroristas do Hamas e os consequentes ataques. Agora, a reação militar de Tel Aviv é considerada excessiva por parte da opinião pública local. Depois de 11 dias de guerra, há ao menos 4.200 mortos, 2.800 deles palestinos da Faixa de Gaza.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!