SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Natal deverá ser chuvoso no estado de São Paulo, segundo previsões dos meteorologistas da Defesa Civil paulista. Também há tendência de dias quentes.

Segundo o órgão, os atuais modelos meteorológicos indicam que a soma entre o escoamento de umidade e a elevação das temperaturas deve contribuir para a formação de zonas de instabilidade atmosférica sobre o estado, gerando pancadas de chuva, principalmente na faixa leste e norte, incluindo a capital e região metropolitana de São Paulo.

"Por causa das altas temperaturas, essa chuva será acompanhada de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e até mesmo a possibilidade de queda de granizo em algumas regiões", alerta a Defesa Civil.

A chuva deverá ocorrer, principalmente no fim da tarde, de acordo com os meteorologistas, podendo, inclusive, gerar transtornos como pontos de alagamento e enxurradas.

Na capital paulista, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, no domingo (24), véspera de Natal, o dia começa com temperatura média de 20°C e céu com poucas nuvens, o que favorece a rápida elevação das temperaturas.

A máxima, afirma, atinge os 30°C nas horas mais quentes do dia, com percentuais mínimos de umidade ao redor dos 52%. "As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada desde o início da tarde com intensidade moderada a forte em alguns momentos, elevando o potencial para a formação de alagamentos."

Entretanto, apontam os meteorologistas, nas horas próximas à ceia de Natal, não há previsão de chuva significativa, apenas aumento da nebulosidade.

Para a segunda-feira (25), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a temperatura deve oscilar entre 20°C e 30°C no município. Há novamente previsão de pancadas de chuva.

Conforme o órgão federal, a formação de um ciclone extratropical no Sul do país deverá ter reflexos no Sudeste, na terça-feira (26), com vento em São Paulo e no Rio de Janeiro.

De acordo com o Inmet, o verão, que começou na madrugada de sexta-feira (22), será mais chuvoso e quente que a média no Sudeste, principalmente em Minas Gerais.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!