RECIFE, PE (FOLHAPRESS) - De um lado da praça, Dominguinhos Patriota, bolsonarista convicto. Do outro, cerca de 40 comunistas. Entre fantasia delirante e realidade militante, o Carnaval de Olinda é palco para manifestações políticas bem-humoradas.

O ator Domingos Antonio diz, ainda encarnando o caricato personagem, que é a segunda vez que está nas ladeiras "trazendo a verdade". Sua fantasia reúne referências a diversos momentos dos últimos anos da política nacional. Tornozeleira eletrônica, patriota do caminhão, lista da Abin.

Para ele, todo ato é político. E o Carnaval? "O momento certo para a gente rir do que há de mais grotesco na nossa sociedade. Com esse personagem liberto um pouco a ridicularização", conta.

O grupo de amigos da aposentada Bete Mota, presidente do bloco Comuna Que Nos Pariu também acredita que as ruas sejam o espaço de excelência para expressar suas opiniões e posições políticas.

"É a festa das massas, a grande festa democrática, que tem como missão libertar e informar", diz. "Somos um grupo de pessoas que fazem parte do departamento de Serviço Social da UFPE e sempre militamos. Tem gente no bloco que foi da Comissão da Verdade."


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!