SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios de Pernambuco realizou um protesto, na manhã desta segunda-feira (19), e cobrou justiça pela morte do porteiro José Washington de Santana, 53. Ele foi assassinado a tiros por um major da PM no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife.
O protesto foi realizado em frente ao prédio onde ocorreu o crime. A categoria cobrou melhores condições de trabalho para os porteiros. O grupo presente também prestou uma homenagem em memória do porteiro assassinado. José Washington de Santana foi morto durante o trabalho. O crime ocorreu na Rua Tenente João Cícero, por volta das 21h, na sexta-feira (16).
O sindicato informou que a família da vítima está recebendo assistência jurídica. "Como o porteiro estava em pleno exercício de suas atividades laborais no momento do ocorrido, o fato configura-se como acidente de trabalho, passível, portanto, de reparação", diz texto compartilhado pela categoria.
Os porteiros também cobram indenização para a família em decorrência do acidente de trabalho. "Categoria no estado de Pernambuco está consternada com essa tragédia, está enlutada com a família do porteiro e a luta do sindicato será buscar medidas que assegurem maior proteção dos porteiros no seu ambiente de trabalho".
VÍDEO MOSTRA MAJOR DA RESERVA MATAR PORTEIRO APÓS AGREDIR ESPOSA
Um vídeo registrou o momento em que um major médico da reserva da Polícia Militar de Pernambuco matou a tiros o porteiro.
Antes de cometer o homicídio, o major, que não teve o nome divulgado, teria agredido a esposa. Ela fugiu para o apartamento vizinho, informou a PMPE.
As imagens mostram que o agressor desce para falar com o porteiro e, em seguida, atira. No vídeo, é possível ver que o major puxa um revólver da cintura e aponta para o funcionário, que tenta se proteger. Em seguida, o oficial atira duas vezes contra o porteiro. Ele morreu no local.
Após atirar no funcionário, o major teria voltado ao apartamento e tirado a própria vida. Policiais militares do Bope foram acionados para atender a ocorrência. Os agentes isolaram o perímetro e iniciaram as negociações para que o autor se entregasse, mas ele já estava sem vida. O autor, de 60 anos, era major da reserva remunerada do quadro de oficiais médicos da PMPE
O caso será investigado pela Polícia Civil de Pernambuco. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal e um inquérito policial foi instaurado. "Maiores informações poderão ser repassadas após a completa elucidação dos fatos", informou a corporação em nota enviada ao UOL.
O Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios de Pernambuco lamentou a morte de José Washington de Santana. Em nota, o órgão informou que está em luto "pela morte trágica" do porteiro.
CENTRO DA VALORIZAÇÃO DA VIDA
Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!