Aprenda a fazer ovos de páscoa

Repórter:Fernanda Leonel
Edição: Ludmila Gusman
Designer: Lúcio Tanini

A páscoa está chegando e com ela a hora de presentear quem a gente gosta com os tradicionais ovos de páscoa. A tradição de ofertar ovos, que ganhou força com a representação da ressureição de Jesus no cristianismo, pegou uma carona no "comercial" e transformou os ovos comuns em ovos de chocolate.

Hoje, os ovos de páscoa feitos de chocolate, cada vez mais incrementados e cheios de novidades são a tentação de muita gente nesse período. A delícia é tão grande que há quem afirme que não há época para comprar ou fazer esse símbolo pascal.

Para quem prefere ou está pensando em fazer chocolates em casa, há quem garanta que o benefício é grande. Além dos utensílios utilizados estarem cada vez mais acessíveis e com maior facilidade de manuseio, há também a questão econômica: ovos feitos em casa, artesanalmente, ficam em média 30% ou 40% mais baratos.

Para quem tem muita "gente querida" na lista dos presenteados na páscoa, a opção pode ser melhor ainda. Quanto maior é a barra de chocolate para ser derretida, mais barato é seu preço proporcional. Logo, se você vai fazer vários ovos e vai precisar de mais chocolate, a economia pode ser até maior que 40%.

A ACESSA.com, preparou um passo-a-passo de ovo de páscoa artesanal para você se orientar. Junto com a receita e com o modo de preparo, estão as dicas de utensílios e truques que você pode se utilizar para fazer seu ovo de páscoa com mais praticidade. A sugestão é de Rubens Kayambá, dono de uma fábrica de chocolates da cidade. Confira!

A receita

Não é nada complicado fazer um ovo de páscoa. A nossa receita é para um ovo tamanho 21 (o tamanho dos ovos está relacionado com a sua altura), que pesa em média 600 gramas.

Você vai precisar de:

• 600 gramas de chocolate. Você pode comprar barras ou optar pelos chocolates em filetes
• Bombons à sua escolha e gosto para rechear o ovo
&bull Suporte grande. A dica é que só sejam utilizados suportes pequenos para ovos de numeração inferior a 15
• Papel Alumínio
• Folha de Papel Metalizada para embalar o ovo

Passo 1 Passo 2

Passo 1 - Se você for comprar chocolate em barra, é preciso cortá-lo em pedaços antes. Rubens Kayambá aconselha a compra de chocolates em filetes, que estão acessíveis no mercado juizforano e que poupam um pouco do trabalho pelo mesmo preço. Com os filetes ou pedaços em mãos, coloque em uma panela ou tacho em banho-maria.

Passo 2 - Mexa o chocolate até que os pedaços se derretam e se transformem em uma grande massa pastosa. A dica é da temperatura ideal e "ponto certo" é de Kayambá: coloque a mão na panela com cuidado. Enquanto a temperatura do banho-maria ainda estiver "apalpável", ainda se pode mexer o chocolate no recipiente.

Passo 3 Passo 4

Passo 3 - Despeje o chocolate na forma que vai usada para o ovo de páscoa. A sugestão é que você, mais uma vez, procure uma novidade do mercado de produtos para páscoa: a forma/contraforma. Ela exige menor habilidade manual já que através da contraforma, controla a altura e quantidade do chocolate necessária e custa o mesmo valor das formas tradicionais.
Com a forma em mãos, despeje o chocolate até a marca indicada.

Passo 4 - Pegue a contraforma, coloque-a sob a massa de chocolate...

Passo 5 Passo 6

Passo 5 - Pressione a contraforma. Abaixe-a o máximo que conseguir para não deixar sobrar espaços com ar no seu ovo de páscoa. Esses "espaços" geram imperfeições no resultado final.

Passo 6 - Deixe a forma com o chocolate temperando, para que ele fique mais consistente antes de ir para a geladeira. O tempo médio do temperamento, para esse época do ano, é de 10 minutos.

Passo 7 Passo 8

Passo 7 - Depois leve as forminhas para a geladeira. Se você tiver freezer, opte por ele. O freezer tira a umidade dos ovos e evita que eles fiquem "esbranquiçados". Se você não tiver, reserve um espaço para as forminhas no congelador.

Passo 8 -Depois de em média 15 minutos de resfriamento, já é possível tirar as metades de ovos da forma. Vá soltando um lado de cada vez, com cuidado.

Passo 9 Passo 10

Passo 9 - Agora é hora de juntar as metades dos ovos...

Passo 10 - Pegue o papel laminado e os bombons que você vai usar para recheio. Coloque-os dentro da metade do ovo.

Passo 11 Passo 12

Passo 11 - Segure no meio do ovo montado para enrolá-lo no papel laminado

Passo 12 - Depois de enrolar as laterais, coloque o suporte para fechar a parte inferior do ovo.

Passo 13 Passo 14

Passo 13 - A dica para embalar é usar um suporte para centralizar o ovo. Coloque o suporte na mesa e jogue o papel que você vai usar para decorar por cima. Coloque o ovo dentro e feche as pontas.

Passo 14 - Amarre a "cintura" do ovo com uma faixa do próprio papel ou com a idéia que tiver. No mais é só entregar o presente e receber o seu!



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.