Aeroporto Regional da Zona da Mata é inaugurado oficialmente

Por

Sexta-feira, 18 de novembro de 2011, atualizada às 18h03. Atualizada sábado, 19 de novembro de 2011, às 12h22

Aeroporto Regional da Zona da Mata é inaugurado oficialmente

Jorge Júnior
Repórter

A inauguração oficial do Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, próximos a Juiz de Fora, está sendo realizada neste sábado, 19 de novembro. Com o início oficial das atividades, o aeroporto passa a ser o segundo maior de Minas Gerais em comprimento de pista — 2.530 metros —, só superado pelo de Confins. Será também o segundo internacional do Estado e o 12º em qualidade de pista no país.

Entre as autoridades presentes na solenidade de inauguração estavam o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, além de deputados federais e estaduais e autoridades de outros municípios.

As obras de melhorias das condições operacionais do ARZM começaram em setembro de 2010. Na ocasião, a previsão anteriormente era de que as obras fossem concluídas em 300 dias. No entanto, só em maio deste ano foi divulgada a expectativa de que o ARZM começasse as atividades em 60 dias, já que as obras haviam sido finalizadas e todos os equipamentos estavam sendo instalados. Para que o aeroporto inicia-se o trabalho, só faltava a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (Decea). No dia 23 de agosto, um voo saindo do Aeroporto de Viracopos em Campinas para o ARZM inaugurou as operações em Goianá.

Voos

De acordo com a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas, companhia que opera voos entre o ARZM e Viracopos, em Campinas, desde o dia 22 de agosto deste ano, quando os voos começaram a operar, até o mês passado, mais de 9 mil clientes embarcaram no aeroporto. Foram realizados 900 pousos e decolagem, sendo que 52 foram decolagem. Ainda de acordo com o órgão, a ocupação média dos voos é de 80%. As saídas de Campinas ocorrem às 9h19 e às 11h15 e de Juiz de Fora, às 4h52 e às 18h40, de segunda a sexta-feira. Nos sábados e domingos, a saída de Campinas é as 9h19 e de Juiz de Fora, às 18h40.

Ônibus

Na Zona da Mata, a empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda, contratada para efetuar as atividades de administração e operação do aeroporto, oferece ônibus executivos para os clientes. As saídas da rodoviária de Juiz de Fora ocorrem nos horários de 8h45 e 16h45. No retorno do aeroporto os horários são 11h15 e 18h30. Segundo a Azul, não há previsão de aumentar os voos, mas a empresa não descarta esta possibilidade.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken