Feij?o amigo

Por

Feij?o amigo

Fa?a um caldo que tem tudo a ver com a Copa do Mundo,
?poca em que se celebra a amizade entre os povos

S?lvia Zoche
14/06/2006

Brasil unido por uma ?nica causa: o poss?vel e esperado e at? j? comemorado hexa campeonato na Copa do Mundo - apesar do Brasil ter jogado pela primeira vez esta semana.

Na ?ltima ter?a-feira, dia 13 de junho, no jogo Brasil versus Cro?cia, certamente, botafoguenses abra?aram flamenguistas, cruzeirenses gritaram junto com atleticanos, palmeirenses nem devem ter percebido que comemoraram junto aos corintianos, porque a camisa era uma s?: a verde e amarela canarinho.

Nos bares, a galera vibrava a cada possibilidade de gol, tomando uma "gelada" (mesmo com o frio) e quebrava o gelo com um caldo quentinho. No domingo, 18 de junho, o Brasil enfrenta a Austr?lia e quem for ficar em casa, tamb?m pode vibrar bebendo uma cerveja e tomando um caldo bem sugestivo: feij?o amigo na cumbuca ou na caneca, tanto faz.

Ah, ? perfeito como aperitivo. Segundo a chefe de cozinha Haline Maia, tem gente que deixa a cerveja de lado, colocando uma dose de cacha?a ou de conhaque no caldo. Isso mesmo! ? uma forma de aquecer duas vezes.

Para a amizade ficar mais gostosa, n?o deixe de colocar cheiro verde e torresmo e tor?a, comemore, vibre com quem estiver ao seu lado, sem distin?es, pelo Brasil.

Ingredientes

  • 1kg de feij?o
  • 1kg de toucinho
  • 1 cabe?a de alho
  • 2 cebolas
  • 200g de bacon
  • cheiro verde
  • sal a gosto
  • pimenta do reino

Modo de fazer

Cozinhe o feij?o e reserve parte dos gr?os, aproveitando todo o caldo. Bata no liq?idificador e reserve. Em uma panela grande, fa?a um refogado, com um pouco de ?leo, alho socado, cebola picada, sal e pimenta-do-reino. Deixe alourar, junte o bacon, frite e adicione o feij?o. Mexa bem para engrossar. Corte o cheiro verde bem miudinho e reserve. Em outra panela, coloque para dourar o alho socado na gordura do toucinho cortado em peda?os pequenos. Quando os torresmos estiverem bem fritos, apague o fogo e reserve. Sirva em tigelas, colocando por cima de cada por??o um punhado de torresmo, cheiro verde ou cebolinha verde picada.