PSC denuncia Castelar por chamar Noraldino de "trapaceiro"

Bigode

Lucas Soares
Repórter
30/06/2015

O Partido Social Cristão (PSC) protocolou nesta quinta-feira, 2 de julho, na Ouvidoria da Câmara Municipal de Juiz de Fora, uma denúncia contra o vereador Wanderson Castelar (PT) por se referir ao deputado e ex-vereador Noraldino Júnior como "trapaceiro". A frase foi dita na 9ª Reunião Ordinária da casa, na última sexta, 26 de junho, e acirrou os ânimos dos parlamentares.

Castelar estava fazendo referências religiosas ao dissertar sobre o Plano Municipal de Polícias para as Mulheres e, citou a Marcha Vida Sim, Droga Não, que aconteceu em agosto de 2014. "No evento foi praticado um proselitismo em favor de um dos candidatos, do agora deputado Noraldino Júnior. Vou falar porque ele foi favorecido naquela época, em detrimento de nós outros, e agora me julgo no direito de falar. Esse trapaceiro usou aquele evento para se autopromover. Infelizmente, utilizando naturalmente a fala de um dos pastores. Eu lamentei profundamente e protestei prontamente, em relação a trapaça que esse deputado fez, utilizando aquele evento."

Logo após a ofensa, o presidente da Câmara, Rodrigo Mattos (PSDB), chamou atenção do petista. "Vossa excelência tem o direito de utilizar a Tribuna da Câmara para críticas, elogios, de forma mais eloquente, menos eloquente, e não sou eu quem vai ser preconceituoso com vossa excelência. Mas vossa excelência se referiu à um deputado estadual e ex-vereador desta Casa de maneira grosseira e nosso regimento diz que "nenhum Vereador poderá referir-se a seus pares e, de modo geral, a qualquer representante do Poder Público, de forma descortês ou injuriosa". Então peço à vossa excelência que das próximas vezes tenha mais cuidado quando for se referir a outra autoridade ou outro vereador, já que nosso regimento diz isso."

A discussão seguiu adiante com uma crítica de Léo de Oliveira(PMN). "Dói muito na gente ouvir de um político o que eu ouvi agora. Chamar um amigo que eu tenho, um homem considerado na cidade, de trapaceiro. Está no regulamento aí, mas deveria estar na educação das pessoas não ofender desta maneira. O senhor foi mal educado com uma autoridade e um amigo, um homem de cinquenta e tantos mil votos. Eu quero prestar minha solidariedade aos eleitores do Noraldino, a todos que confiaram e confiam nele, e parabenizá-lo pelo trabalho na Câmara", disse. Castelar pediu novamente uso da palavra, criticou a mudança de postura de Oliveira, e disse que está "alertado a cidade para a prática deste deputado" e completou dizendo "ter pena de vossa excelência se confiar na amizade dele". A vereadora Ana Rossignoli (PDT) também defendeu o parlamentar estadual. "O deputado Noraldino nunca, em momento nenhum, deixou denegrir sua imagem pública ou pessoal para que possamos ter vergonha ou arrependimento de ter amizade com tal pessoa", disse. O caso será encaminhado à Comissão de Ética e do Decoro Parlamentar.

Entretitulo

Por telefone, Noraldino afirmou não ter entendido a colocação de Castelar. "Acho que quando alguém faz uma acusação grave, é necessário que ela tenha argumento ou outra coisa para provar. A gente quer que ele tenha responsabilidade, ou apresente algum argumento, para fazer isso. A Câmara tem que se responsabilizar, tomar alguma atitude por ele ter falado isso sem nenhuma fundamentação, principalmente de um político", explica.

Curabitur rhoncus lacus faucibus ac elit quis tincidunt Quisque egestas ac. Urna condimentum vitae fermentum at eget eros leo semper fames non. Parturient non Nunc sed id nibh et sem In Praesent diam. Tincidunt ornare dictum vitae ligula suscipit In Sed massa Lorem nec. Id nibh eget tincidunt vitae habitasse eget et et.

ACESSA.com - PSC denuncia Castelar por chamar Noraldino de "trapaceiro"

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!