Quiche de atum Leve, pr?tica e muito econ?mica essa receita vai deixar o seu R?veillon com cara de Europa

Marinella Souza
Colabora??o*
28/12/2007

Torta salgada baseada em creme e queijos sem cobertura. Isso ? a quiche. Um prato de origem alem? que faz parte da tradi??o europ?ia h? d?cadas e, at? hoje, agrada os paladares ao redor do globo.

A culinarista, Cida Gomes, considera a receita uma excelente pedida para o paladar. "Por ser um prato leve e muito suave, ? muito bom para ser servido com champanhe", diz.

Cida conta que foram os alem?es quem inventaram a quiche, mas os franceses fizeram dela uma tradi??o. "No in?cio era feita ? base de leite e creme, os franceses acrescentaram o queijo". Mas foi na Inglaterra p?s-Segunda Guerra Mundial que o prato se popularizou.

Hoje, a torta ganhou o mundo e ? sucesso garantido em todas as cozinhas. Seu preparo ? f?cil e muito r?pido, em menos de uma hora a receita fica pronta para o consumo (veja quadro abaixo). Al?m disso, utiliza ingredientes t?o simples que ? uma op??o barata para incrementar o card?pio da ceia do R?veillon e celebrar a passagem de ano em grande estilo.

Foto de Cida Gomes Segundo Cida, n?o existe um tempo certo para a torta ficar pronta. "Esse tempo depende de cada forno. Para ter certeza de que ela est? assada, basta fazer o teste do palitinho, como se faz com bolos: se ele sair limpo ? porque est? na hora de tirar do forno", ensina.

A culinarista explica que o forno convencional assa de fora para dentro e, ?s vezes, a massa pode estar corada por fora, mas dentro ainda est? crua, por isso a import?ncia do teste do palito.

Versatilidade

Al?m de simples e econ?mica, a quiche ?, tamb?m, um prato muito vers?til que permite diversas varia?es. "Existe quiche de presunto, atum, frango, camar?o e todas elas s?o muito saborosas", avisa.

Foto da quiche de atum E n?o s?o s? os sabores que variam. Os tamanhos tamb?m: al?m da f?rma grande, ela pode ser feita em formatos menores para ser servida em festas e eventos.

A versatilidade da torta est? tamb?m na forma como ? servida. "Ela pode servir de entrada, de refei??o, lanche e pode vir acompanhada de um prato de arroz bem soltinho tamb?m, que fica uma del?cia", explica a culinarista.

Foto da quiche de atum Cida, que trabalha com gastronomia h? mais de 20 anos, conta que recebe muitas encomendas da quiche nessa ?poca de fim de ano. "N?o s? para a passagem de ano, mas no Natal tamb?m as pessoas pediram muito porque ? um prato leve e que agrada muito"

Para Cida, o melhor de cozinhar, n?o s? como of?cio, mas tamb?m para a fam?lia, ? perceber que o resultado saiu como o esperado. "Cozinhar ? minha grande paix?o, se n?o existe o cozinhar eu inventaria. Melhor ainda ? depois do prato pronto, receber os aplausos... ? uma alegria muito grande", revela.

Saiba como fazer uma quiche de atum

Voc? vai precisar de: Foto de alguns ingredientes da quiche de atunm

Massa

  • 2 gemas;
  • 2 x?caras de ch? de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de ch? de sal;
  • 5 colheres de sopa de manteiga;
  • 3 colheres de creme de leite
  • Recheio

  • 3 gemas;
  • 3 claras;
  • 200g de atum;
  • Restante do creme de leite utilizado na massa;
  • 1 copo de requeij?o;
  • Sal a gosto
  • 3 cebolas picadas
  • Modo de fazer:

    Massa

    Em uma vasilha grande grande, peneire a farinha de trigo e o sal. Fa?a uma cova dentro da farinha e adicione os demais ingredientes. Com a ponta dos dedos trabalhe a massa do centro para as bordas, at? que a farinha esteja incorporada e a massa n?o grude nas m?os. Espalhe a massa numa f?rma com fundo remov?vel.

    Recheio

    Coloque no liquidificador o creme de leite, o requeij?o, as gemas e o sal. Bata o suficiente para misturar os ingredientes. Bata as claras em neve bem firme e acrescente a mistura inicial ? ela. Mexa bem, adicione o atum e a cebola. Mexa mais e coloque o recheio por cima da massa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

    O segredo da receita: Bata as claras em neve bem firmes - para garantir a textura leve - e n?o triture o atum e a cebola no liquidificador para manter o sabor desses ingredientes inalterado.


    Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF