Juiz de Fora registrou 35 novos casos de dengue em menos de um mês, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) nessa terça-feira (2).

No informe do dia 4 de dezembro, a cidade tinha 1.473 resultados positivos para a doença. No primeiro boletim de 2024, Juiz de Fora aparece com 1.508 casos. Uma morte foi registrada pela doença.

No mesmo período, o número de casos de Chikungunya se manteve em 25; não há registros de morte. O município não tem nenhum resultado positivo para a Zika.

Dados do estado

Em Minas Gerais, até essa terça-feira, 408.595 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue foram registrados. Desse total, 315.618 casos foram confirmados para a doença. Há 197 óbitos confirmados por dengue no estado e 73 óbitos em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 95.152 casos prováveis da doença, dos quais 78.786 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 46 óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e 18 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 151 casos prováveis. Há 46 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais, até o momento.

LIRAa

O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) foi divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em agosto de 2023. Na época, a cidade tinha reduzido o risco de infestação em relação aos levantamentos anteriores. Foi registrado índice de infestação de 0,6, o menor desde 2007, classificado como de "baixo risco” pelo Ministério da Saúde.

O Executivo na ocasião afirmou que, por meio do LIRAa, foi possível verificar que a maioria dos focos estão dentro das residências. O tipo de depósito mais frequente foram vasos/frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, considerados depósitos móveis, seguidos de obras, calhas e estruturas abandonadas ou em desuso.

Denúncias

O combate ao Aedes deve ser feito por todos e a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos na cidade e região.

O MonitorAr pode ser acessado em qualquer navegador. Ele roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores. É um sistema em que as pessoas podem realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.

A população também pode denunciar por meio do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, por ligação telefônica pelo 3212-3070 ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.

ACESSA.com - MPMG firma acordo para o combate ao Aedes aegypti em Juiz de Fora

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!

COMENTÁRIOS: