Amanda Beloti Amanda Beloti 1/12/2015

Conheça o Neuroma de Morton – Dor na ponta do pé

Olá, leitores! Hoje nosso tema tem um nome "assustador", segundo alguns já me disseram, mas que nada mais é do que uma inflamação no pé: o Neuroma de Morton.

Este é o nome que se dá à inflamação em um nervo do pé, mais especificamente no nervo que passa entre o 3º e o 4º dedos:

O espaço entre os ossos do pé (metatarsos) fica reduzido, comprimindo o nervo e causando seu espessamento, que leva a dormência e dor na ponta do pé:

O paciente relata sensação de estar pisando "em uma pedra" ou "em uma bola", principalmente quando usa sapatos mais apertados ou de saltos altos (o salto alto transfere todo o peso corporal para frente, aumentando a pressão sobre os metatarsos).

As causas exatas do aparecimento do Neuroma de Morton ainda não estão totalmente definidas. Os médicos, porém, observam que este problema está relacionado a uma reação do nervo a qualquer tipo de irritação, pressão ou lesão que ocorra. Então devemos evitar, na verdade, os fatores de risco para o aparecimento desta patologia. Os principais são:

  • Uso excessivo de salto alto ou sapato apertado (por motivos já supracitados);
  • Atividades esportivas de alto impacto como corrida, sem calçado de amortecimento apropriado;
  • Traumas sobre os metatarsos (como saltar de um lugar alto);
  • Deformidades no pé (como joanetes, pé chato, pé cavo, dedo em garra);


Joanete / Pé chato / Pé cavo / Dedos em garra

Os principais sintomas do Neuroma de Morton são: sensação de estar pisando em pedra toda vez que o paciente apóia a ponta do pé no chão, dormência, formigamento e "choques" nos dedos e na sola do pé, além de ardor e câimbras (estas últimas alterações são decorrentes da compressão de um nervo). Dependendo do tamanho, o neuroma pode até ser palpado, embora não possa ser visto (não há caroço exterior).

A verdade é que qualquer dor no pé que dure mais do que alguns dias merece uma atenção redobrada. Por isto, um médico deverá ser consultado. É importante que o paciente saiba organizar na mente a ordem dos aparecimentos dos sintomas, se houve trauma, há quanto tempo dói, se algo faz piorar ou melhorar para que o médico, dispondo do maior número de informações possíveis, chegue logo ao diagnóstico.

O tratamento pode consistir no uso de alguns suportes e amortecedores dentro dos sapatos, para reduzir a pressão sobre os metatarsos, associado ao uso de anti-inflamatórios PRESCRITOS (EVITE AUTOMEDICAÇÃO!!!). Massagem local com uma pedrinha de gelo também é uma excelente opção (sem ultrapassar 15 minutos), visto que não há efeito anti-inflamatório melhor que o do gelo (com a vantagem de fugir dos inconvenientes que anti-inflamatórios orais trazem - como gastrite e sobrecarga renal). A escolha do calçado também é fundamental. Prefira calçados mais macios e invista em tênis próprios para corridas. E, no período de crise, o repouso articular é fundamental.

Mas se o tratamento convencional não funcionar e o neuroma começar a atrapalhar demais as atividades de vida diária (como dirigir – pressionar o pedal – andar de bicicleta ou até mesmo caminhar), o médico poderá sugerir algumas novas opções: injeção de corticoide para alívio da dor e inflamação; cirurgia de descompressão nervosa (na qual o médico corta estruturas vizinhas ao local da lesão, aumentando o espaço nervoso); ou remoção do nervo (casos mais extremos). Geralmente as cirurgias são bem sucedidas.

Obrigada pela leitura e até a próxima coluna! Se você tiver interesse em algum tema específico, por favor, me envie um e-mail: amanda.beloti@yahoo.com.br.


Amanda Beloti é fisioterapeuta graduada em 2009 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursa Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pela mesma instituição. Instrutora Internacional de Pilates pela Pilates Plus (autorizada pela Associação Norte-Americana de Pilates). Sócia-proprietária do Consultório de Fisioterapia e Pilates STUDIO A. Saiba mais.

ACESSA.com - Conhe?a o Neuroma de Morton ? Dor na ponta do p?