Segunda-feira, dia 12 de novembro de 2007, atualizada ?s 17h34

Encontro sobre parto humanizado aborda o movimento em defesa da Casa de Parto. Em JF, mais de 50% dos partos, realizados em 2006, foram ces?rias


S?lvia Zoche
Subeditora

Os trabalhos de parto da Casa de Parto de Juiz de Fora ainda est?o suspensos, segundo a enfermeira obstetra Helo?sa Martins de Oliveira. "Ainda estamos impedidas de fazer os partos e o Minist?rio da Sa?de j? nos deu parecer favor?vel".

Enquanto aguardam a decis?o da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as representantes da Casa de Parto aproveitam para mostrar a necessidade da Casa em JF, durante o Encontro Nacional pela Humaniza??o do Parto e Nascimento, que acontece em Juiz de Fora nos pr?ximos dias 16 e 17 de novembro, no Col?gio Stela Matutina (Avenida Independ?ncia, 905).

"Vamos mostrar que o trabalho ? importante para a comunidade, mostrar cientificamente, com m?dicos conceituados fazendo as palestras", diz Helo?sa.

Entre os objetivos est? a discuss?o sobre a necessidade de um parto humanizado. "A mulher ? respeitada em suas vontades, necessidades, na conduta espec?fica para seu parto, na posi??o que fica mais confort?vel. Na Casa de Parto, temos grupos de casal gestantes, em que orientamos a mulher".

Nestes grupos, entre outros ensinamentos, a mulher entende como ? o parto e quando ? necess?rio passar por uma cesariana. "A mulher vai saber que tem indica??o. N?o ? ela ou o m?dico quem escolhe, mas sim a necessidade do momento".

Em 2006, Juiz de Fora registrou 53% de cesarianas, como informou a assistente social da Casa de Parto, Terezinha Nascimento Martins da Costa. A Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) diz que o n?mero m?ximo deve ser de 15%. "Entre as mulheres de n?vel superior s?o mais de 80% de cesarianas", comenta Terezinha, que diz que algumas portarias do Minist?rio da Sa?de h? alguns anos fez o n?mero no SUS ter uma pequena queda. "Mas ? um n?mero que tende a se manter ou at? aumentar", alerta.

Inscri?es

As inscri?es para o Encontro ser?o feitas no local no valor de R$ 20 para profissionais da ?rea e R$ 10 para estudantes e comunidade.

Programa??o

16/11 (sexta feira)

  • 16h: In?cio do Credenciamento e Abertura da Feira pelo Parto Humanizado (Estandes com vendas de produtos e exposi??o de trabalhos acad?micos, eventos culturais paralelos).

  • 18h: Mesa de Abertura: Representante do Minist?rio da Sa?de, da SSSDA/JF, UFJF, Faculdade de Enfermagem da UFJF (Departamento Materno-Infantil e Sa?de P?blica), ABENFO, Alian?a pela Inf?ncia,Amigos da Casa de Parto de Juiz de Fora, ReHuNa, COREN-MG, Casa de Parto de Juiz de Fora.
  • Ato cultural

  • 19h: Confer?ncia de Abertura: As pol?ticas p?blicas para mudan?a do modelo de aten??o ao parto no Brasil. Dr? Daphne Rattner. ?rea T?cnica de Sa?de da Mulher ? Minist?rio da Sa?de
  • 19h45: Humaniza??o da aten??o ao nascimento ? vi?vel? A experi?ncia do Sofia Feldman. Dr. Ivo Lopes (Diretor do Hospital Sofia Feldman).
  • 20h30: Humaniza??o da Assist?ncia ao Parto e Nascimento. A contribui??o da Enfermeira Obstetra. M?riam Rego de Castro Le?o - ABENFO
  • 17/11 (s?bado):

  • 7h30: Credenciamento
  • 8h: Casa de Parto/JF: conquistas, limites e possibilidades ? Maria das Dores de Souza (Vice-coordenadora da Casa de Parto/JF e Terezinha Martins da Costa (Dept? V.Epidemiol?gica ? SSSDA/ Casa de Parto/JF)

  • 8h30 ?s 9h50: Centro de Parto Normal: evid?ncias cient?ficas, riscos, responsabilidades e resultados. Vilma Etsuko Nishi (Monte Azul), N?gela Cristine Pinheiro (Hospital Sofia Feldman), Leila Azevedo (Realengo/RJ), Rosana Almeida Paes (COREN-MG)
  • 9h50 ?s 10h: Coffee Break
  • 10h: A experi?ncia de Casas de Parto em um pa?s desenvolvido: o exemplo do Jap?o - Joanna d'Arc Gon?alves (Casa de Parto/JF), Thelma Malagutti Sodr? - Enfermeira Obstetra (Universidade Estadual de Londrina)
  • 10h30: Aspectos ecol?gicos da aten??o ao parto: Heloisa Lessa - Enfermeira Obstetra ? Mestre em Obstetr?cia. Faz parto domiciliar.
  • 11h: Confer?ncia Magna: O futuro da aten??o a partos e nascimentos. Dr. Michel Odent - Obstetra franc?s- Pioneiro- fundador da Primal Health- Centro de Pesquisas em Sa?de
  • 12h30 ?s 14h: Intervalo para almo?o
  • 14h: Humaniza??o do parto e nascimento. Revisitando conceitos. Marcos Leite (Presidente da ReHuNa)
  • 14h30: Avan?os e dificuldades do movimento pela humaniza??o no pa?s na vis?o das organiza?es n?o governamentais. Luc?a Caldeyro (Ando), Fadynha (Instituto Aurora), Mireillie Jandorno (Parto do Princ?pio) e ReHuNa
  • 15h30: A import?ncia da primeira hora de vida do beb? - Jo?o Apr?gio ? Coordenador da Rede Internacional de Banco de Leite Humano, Laura Uplinger ? psic?loga, Carla Machado - Psic?loga. Moderador: Herdy Alves (Instituto Aurora)
  • 16h30: Visita e abra?o ? Casa de Parto. Caf? colonial - Reuni?o da Frente de Defesa da Casa de Parto no Brasil

Fonte: Assessoria de Imprensa de Apoio ? Casa de Parto