Segunda-feira, 25 de abril de 2011, atualizada às 18h11

A quatro dias do fim do prazo, apenas 56% dos juiz-foranos entregaram a declaração do Imposto de Renda

Aline Furtado
Repórter
Montagem dinheiro e Leão

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física 2011, sem o pagamento de multa, termina nesta sexta-feira, 29 de abril. Contudo, apenas 56% do total de declarações esperadas pela Delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora foram entregues.

Segundo o delegado adjunto da Receita Federal, Marcos Amorim, até a meia-noite do último domingo, dia 23, foram apresentadas, por juiz-foranos, 53.577 declarações. No total, na cidade, 95 mil pessoas deverão acertar as contas com o Leão este ano.

"Historicamente, este quadro já é esperado, já que a grande maioria das pessoas deixa para a última hora", afirma Amorim. Segundo ele, o percentual registrado na cidade está de acordo com o que vem sendo verificado no Estado e no país. Em Minas Gerais, até a meia-noite do último domingo, foram entregues 1.251.800 declarações, equivalente a 54% das 2,4 milhões aguardadas. Em todo o país, são esperadas 24 milhões de declarações, tendo sido entregues, até a meia-noite de domingo, 57% deste total, ou seja, 13.589 milhões.

"Com relação a todo o país, apenas nos quatro dias do feriado, 1.326.581 pessoas contribuintes apresentam declarações. Temos registro de que, a cada segundo, trinta declarações são enviadas em todo o Brasil. Isso nos mostra que a tendência é que a frequência aumente, cada vez mais, com a aproximação da data limite", destaca o delegado.

Diante disso, a dica é que os contribuintes evitem deixar para a última hora. "O sistema da Receita Federal foi dimensionado para receber grande quantidade de dados em um mesmo período. Entretanto, a dica é que as pessoas não deixem para as últimas horas, principalmente na tarde e no início da noite de sexta-feira, dia 29, já que pode ocorrer congestionamento e lentidão na internet."

Para as declarações entregues após o prazo, a multa mínima é de R$ 165,74 e a máxima de 20% do imposto de renda devido. Devem declarar aqueles que tiveram rendimentos superiores a R$ 22.487,25 no ano de 2010. O programa para elaboração da declaração pode ser encontrado do site da Receita Federal. As entregas devem ser feitas pela internet, por disquete ou pen drive nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF). O primeiro lote de restituições estará disponível a partir do dia 15 de junho deste ano.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken