Terça-feira, 3 de janeiro de 2017, atualizada às 16h32

SUS começa vacinar meninos contra HPV em Juiz de Fora

Da redação
foto

Meninos na faixa etária de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de vacinação de Juiz de Fora. Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. A estimativa é de que 500 mil adolescentes estejam nessa situação. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos.

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS, que também passarão a receber as doses. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 46% do total de brasileiras nesta faixa etária.

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde do município, os pais já podem levar seus filhos para vacinar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, apresentando a carteira de vacinação da criança. As vacinas contra a miningite tipo C também estão disponíveis para aplicação nos meninos e meninas desta faixa etária. Além das unidades, a vacinação também pode ser feita no PAM Marechal ou no Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente, na rua São Sebastião, 772/776, Centro.

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Para atender a demanda, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões. Além disso, a faixa-etária dos meninos será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os garotos com 9 anos até 13 anos.

Prevenção em meninos

A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia, além de IST/AIDS e do mais importante órgão consultivo de imunização dos Estados Unidos (Advisory Committee on Imunization Practices). A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Confira abaixo como será a oferta de vacinas para meninos por ano:

Ano Público
2017 Meninos de 12 e 13 anos
2018 Meninos de 11 e 12 anos
2019 Meninos de 10 e 11 anos
2020 Meninos de 9 e 10 anos

Prevenção em meninas

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.


Com informações do Ministério da Saúde

ACESSA.com - SUS come?a vacinar meninos contra HPV em Juiz de Fora

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!