Dois macacos são encontrados mortos no Vale do Ipê
Os moradores do bairro Vale do Ipê, na região central de Juiz de Fora, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira, 29 de março, com a presença de dois macacos mortos. A Vigilância Sanitária foi acionada e retirou os corpos dos animais, encaminhando-os para análise.
Em nota enviada à redação do Portal ACESSA.com, a Secretaria de Saúde (SS) esclarece que os animais possivelmente foram atropelados, mas mesmo assim, serão encaminhados para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para apuração da causa da morte, conforme protocolo estabelecido pelo governo. Além disso, a pasta reforça que dois casos já foram descartados pela pasta e que, em outros, os animais podem ter sido envenenados. Veja a nota.
"O Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) foi acionado para recolher dois primatas, uma mãe e um filhote, no bairro Vale do Ipê na manhã desta quarta-feira. Os técnicos recolheram os animais, que apresentavam fraturas sugestivas de atropelamento, e preparam o material para enviar para Secretaria de Estado da Saúde (SES) para apuração da causa da morte.
A SS já recebeu dois resultados NEGATIVOS PARA FEBRE AMARELA. Um do macaco encontrado no estacionamento da Catedral, no centro da cidade, e outro encontrado na Zona Rural.
Em alguns casos, os macacos apresentavam sinais de atropelamento, agressão ou até mesmo exame sugestivo para envenenamento. A SS faz um apelo à população que não mate os macacos. Eles não transmitem a febre amarela, e sim são vítimas da doença e importante sentinelas. Matar animais silvestres é crime previsto em lei."
Novo boletim da SES-MG
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira, 29, um novo boletim com os casos de febre amarela. Em todo o estado, foram notificados 1.124 casos suspeitos em humanos, distribuídos entre 97 municípios, sendo que desses 398 foram descartados e 376 são casos confirmados. Em relação aos óbitos, foram notificados 201 óbitos. Desses, 137 foram confirmados para Febre Amarela. O número total de municípios com epizootias confirmadas para febre amarela é de 104. Registros em macacos estão em investigação em 11 cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, que não estavam no informe anterior. Já em humanos, dois casos foram descartados e um entrou em investigação.
Mortes de primatas estão em investigação nas cidades de Senhora dos Remédios, Recreio, São João del Rei e Muriaé. Os casos se unem aos que já eram investigados em Argirita, Cataguases, Lima Duarte, Belmiro Braga, Viçosa, Tocantins, Ubá, Goianá, Rio Novo, Além Paraíba, Fervedouro e Visconde do Rio Branco.
Entre as mortes de primatas confirmadas por febre amarela, permanecem Leopoldina, Ewbank da Câmara, Juiz de Fora e Divino, sem alteração em relação ao último boletim divulgado. Em humanos, dois casos de febre amarela foram descartados, em Espera Feliz e Orizânia. Na região, há apenas um caso confirmado, em Carangola.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!